Fotos e Imagens cedidas ao Farol de Notícias pela Apae Serra Talhada

Publicado às 13h40 desta quarta-feira (22)

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Serra Talhada APAE) avança cada dia mais nas pesquisas e projetos de inclusão de crianças e adolescentes com deficiência na cidade. Na última sexta-feira (17) a Apae promoveu o primeiro evento com o equipamento adaptado para atividade do skate.

A equipe de fisioterapeutas da instituição desenvolveu o projeto “Ser Criança – Inclusão, Lazer e Acessibilidade” que fez o maior sucesso e possibilitou que crianças com paralisia cerebral pudessem brincar e se divertir com a ‘skate-terapia’. O projeto também trabalha com estimulação sensorial, grupo musical e atividades recreativas.

O nosso querido Pedrinho, de 9 anos, filho de Maria Cristina, foi uma das crianças que brincou e aprovou o novo equipamento da Apae. Em conversa com o Farol de Notícias, a fisioterapeuta responsável pela atividade, Larissa Novaes, enfatizou que a ‘skate-terapia’ busca melhorar a qualidade de vida das crianças.

“A Apae tem intensificado a assistência às pessoas com deficiência, em todos os sentidos. O equipamento adaptado do Skate, veio como um presente, mostrando que é possível sim. A diversão também deve fazer parte da rotina cansativa de consultas e terapias que elas enfrentam. Essas crianças são cheias de potencial, de alegria e força. E nós estamos empenhados em construir mudanças. Inclusão não é um favor, é uma necessidade”, defendeu a profissional.

“A atividade mostra-se como um instrumento poderoso no desenvolvimento de crianças com deficiência física e intelectual por estimular o controle postural, equilíbrio, coordenação motora, propriocepção, atenção e confiança, além de trazer a inclusão social. A alegria ao ver o sorriso de superação das crianças, ainda está em nossos corações”, comentou o presidente da Apae, Silberto Fortunato.