Do Diario de Pernambuco 
O cineasta Spike Lee chamou Jair Bolsonaro de “gângster” nesta terça-feira (6), durante a tradicional coletiva de imprensa que antecede a abertura do Festival de Cannes. “Este mundo é governado por gângsters. O Agente Laranja [Donald Trump], o Cara do Brasil [Jair Bolsonaro] e o [Vladimir] Putin”, disse o diretor.
“Eles são gângsters e farão o que quiserem. Eles não têm moral nem escrúpulos. E temos que falar abertamente contra gângsteres como esse”, declarou. Nesta edição, Lee preside o júri do festival, entrando para a história como primeiro afro-americano a ocupar o posto.
Outros membros do júri também fizeram críticas políticas durante a coletiva de imprensa. O diretor brasileiro Kleber Mendonça Filho aproveitou a abertura do festival para falar sobre a crise sanitária que o Brasil enfrenta devido à covid-19. “Segundo dados técnicos, se o governo tivesse feito o que deveria ter feito, 350 mil vidas teriam sido salvas”, afirmou.
Além disso, o cineasta relembrou o fechamento há mais de um ano da Cinemateca Brasileira, que teve todos os técnicos e especialistas demitidos. “Esta é uma forma muito clara de reprimir a cultura e o cinema”, lamentou Kleber Mendonça Filho.
A 74ª edição do Festival de Cannes, que foi cancelada em 2020 devido à pandemia da covid-19, começa nesta terça com o musical Annette, protagonizado por Adam Driver e Marion Cotillard. A produção disputa o prêmio de Palma de Ouro ao lado de 23 outros filmes.