FOTOS: Farol de Notícias/Dudu Teles

Publicado às 14h03 desta segunda-feira (27)

Por Josi Souza, do Farol de Notícias

Informe Publicitário

Atualmente as patologias neurocognitivas vêm apresentando grande aumento de casos, embora estudos apontem que não se sabe se os casos realmente aumentaram ou se antes não eram diagnosticados com frequência como hoje. Apesar de pesquisas se debruçarem para entender o que ocasiona o Alzheimer, não se sabe a origem exata.

Pensando na problemática e nos resultados que já conhecem via estudos e acompanhamentos, e por já trabalharem nesta área na APAE de Serra Talhada, três profissionais de saúde inauguraram na última sexta-feira (24) o Centro de Estimulação Cognitiva (CEG). Um espaço pensado para trabalhar a cognição, estimular a aprendizagem de crianças, adolescentes, adultos e idosos, logo abrange toda fase da vida.

O Centro trabalha com transtornos de aprendizagem, como dislexia, discalculia, disortográfia entre outros. Transtorno de neurodesenvolvimento (autismo, síndrome de Down, TOD (Transtorno Opositivo Desafiador), TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade) tanto na infância quanto na fase adulta.

Em conversa com o Farol, Márcia Alves, 34 anos, psicopedagoga, afirmou que o CEG atende todas as idades, porque há casos de pessoas que só são diagnosticadas quando adultas. “Trato uma adulta que já trabalha, mas foi identificada com transtorno de aprendizagem.

Veja também:   Homem é alvo de ataque e é ferido no pescoço e cabeça em ST

Com idosos, tanto trabalhamos com os transtornos neurogenerativos quanto com aqueles que não tenham nenhum transtorno, deficiência ou problemas degenerativos, porque a estimulação cognitiva serve não apenas para tratar, mas também para evitar ou prorrogar algum transtorno que possa ocorrer.

PROFISSIONAIS

O Centro de Estimulação oferecerá tanto atendimento com estimulação individual, quanto estimulação coletiva, através de oficinas que usem a reserva cognitiva que os pacientes já têm, pois ajudará na socialização, se sentirem ativos, parte da sociedade.

Outra estratégia é usar as potencialidades deles para realizar atividades pedagógicas que resgatem e estimularmos o conhecimento. O espaço também conta com os serviços das psicólogas Andriele Souza e Adriana Silva.

Adriana Silva, 24 anos, psicóloga clínica, especialista em saúde pública e analise do comportamento aplicado ao autismo atende crianças, adolescentes e adultos.

“Atendo crianças com transtornos do neurodesenvolvimento em geral, autismo, TDAH, TOD, transtornos psicológicos, depressão, ansiedade e outras psicopatologias. Para as crianças com autismo tenho a especialização em ABA (analise do comportamento aplicado ao autismo), atualmente é uma das ferramentas mais bem-sucedidas para atender autistas.” Já Andriele Souza, 24 anos, psicóloga clínica, especialista em saúde pública atende o público idoso.

Veja também:   Leão alerta Romonilson: 'Belmonte não tem dono'

“Gosto da temática do envelhecimento, tenho interesse sobre desde a graduação, inclusive meu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) foi voltado para os cuidados do idoso com Alzheimer. Minha ideia para esse público é partir mais para o cognitivo, psicológico, social e outras formas que afetam os declínios causados pelas patologias. Trabalhar a cognição irá prevenir, manter e retardar esses declínios, pois os declínios não começam na velhice, são perdidos gradativamente, mas só percebemos quando chega na fase da velhice. Além da estimulação cognitiva também vai ter atendimento clínico psicológico para atendermos a demanda de ansiedade e depressão do idoso”, explicou.

GRATIDÃO

Para mães ou responsáveis pelas pessoas portadoras das patologias tratadas pelas profissionais do Centro de Estimulação Cognitiva, a satisfação é garantida, ver o progresso é recompensador, motivador e motivo de muita alegria para a família.

FAROL ouviu Maria José dos Santos, 33 anos, auxiliar de limpeza, mãe de Guilherme Santos, de apenas 7 anos, portador de TDHA, TOD e dislexia, que já faz companhamento com Márcia Alves há 6 meses. A mãe expressou sua satisfação e gratidão por ver a evolução do filho.

Veja também:   Assisão será homenageado com título de cidadão em Petrolândia

“Só tenho a agradecer a Deus, e a Márcia por todo cuidado e atenção. Ele gosta muito dela e fica muito seguro, e eu também em deixar com ela todos esses meses. A evolução é notória, ele melhorou 90%, tanto na aprendizagem quanto na comunicação e socialização. Ele tinha muita dificuldade de se comunicar e de ficar perto de crianças menores que ele. Ele não aceitava, mas hoje a evolução é notória. Muito boa mesmo. No começo, ele não queria fazer o acompanhamento, e hoje ele já fica ansioso, na
expectativa de chegar o dia de ir.”

SERVIÇO 

Inauguração do Centro de Estimulação Cognitiva

Atendimento: de segunda a sexta das 8h às 17h (por horário de agendamento)

Agendamento: (87) 99981-3185 Endereço: Praça Barão do Pajeú, 984 Sala 5

Instagram: @cecmarciaalves