Publicado às 05h40 deste domingo (16)

O Tributo a Virgolino – A Celebração do Cangaço – 85 Anos da Morte de Lampião, será realizado de 26 a 30 de julho de 2023, na Estação do Forró e no Museu do Cangaço, em Serra Talhada (PE), Área de Alimentação da Feira Livre, UAST e Escola de Referência Adauto Carvalho.

O evento reúne grupos musicais, folclóricos, violeiros repentistas, cantores, poetas e pesquisadores do cangaço, para celebrar a cultura de raiz, integrando música, teatro, dança, fotografia, cultura popular, literatura, artesanato e gastronomia. Comemorar seus mitos, festejar datas, celebrar fatos, é comum aos povos que tem cultura e que valorizam sua história.

Desde 1994 a cidade celebra a data de nascimento e morte do seu famoso filho, Virgolino Ferreira da Silva, que entrou para a história com a alcunha de Lampião. Nasceu no dia 7 de julho de 1897, e morreu no dia 28 de julho de 1938 ao lado de sua companheira Maria Bonita. O mais famoso casal de cangaceiros que dividiu a história do sertão brasileiro antes e depois de sua passagem pela terra.

A realização do “Tributo a Virgolino – A Celebração do Cangaço”, integra diversas linguagens culturais na terra onde Lampião nasceu é de majestosa autenticidade, de um valor simbólico imensurável, e que poucos eventos no mundo possuem.

Dentro da programação, destaca-se a encenação ao ar livre do espetáculo teatral O MASSACRE DE ANGICO – A MORTE DE LAMPIÃO, escrito por Anildomá Willans de Souza e dirigido por Izaltino Caetano, que traz no seu elenco atores da região e do estado, valorizando o talento dos artistas sertanejos. Ao todo são mais de 100 (cem) atores, figurantes e técnicos.

O acesso a toda programação é gratuito, tendo o incentivo do Funcultura/Fundarpe/Secretaria de Cultura/Governo de Pernambuco, com produção da Fundação Cultural Cabras de Lampião.