O município de Serra Talhada deve receber, até os primeiros seis meses do ano, um total de 76 toneladas de grãos de milho e feijão através do programa de distribuição de sementes do Governo do Estado. Segundo o secretário de Agricultura Familiar do muncípio, Zé Pereira, 5.420 agricultores serão beneficiados com a iniciativa. Em conversa com o FAROL, por telefone, ele adiantou que já começou a preparar um plano de incentivo aos produtores rurais da cidade no sentido de ajudá-los a criar, em suas propriedades, um banco de sementes que dure todo o ano. A ideia, explica Zé Pereira, é evitar que os agricultores fiquem dependentes de planos de contigência para plantar e colher.

A quantidade de sementes que Serra Talhada vai receber foi definida nesta quinta-feira (31) durante reunião entre membros de seis entidades que prestam auxílio ao trabalhador rural no estado e município. “A distribuição ficará a cargo do IPA (Instituto Agronômico de Pernambuco) e o acompanhamento será feito pela nossa secretaria”, reforçou Zé Pereira. Serão distribuídas 45 toneladas de milho e 31 toneladas de feijão. As sementes deverão ser entregues durante o inverno, previsto para começar em junho.  “A nossa intenção, a partir de agora, é que cada agricultor armazene as suas melhores sementes para irem plantando ao longo do ano”, alerta o secretário municipal de Agricultura Familar.

Na tarde desta sexta-feira (1), Zé Pereira terá um encontro com o secretário executivo de Agricultura Familiar do estado, Aldo Santos, em Serra Talhada. Na pauta, o petista deve buscar apoio para o plano municipal de convivência com a seca, uma das principais ferramentas criadas, neste início de gestão, pela pasta municipal de agricultura com o objetivo de fortalecer o homem do campo.