kirunaA cidade de Kiruna, na Suécia, corre o risco de afundar. A atividade da maior mina de ferro do mundo está cobrando seu preço do local. “Apesar de as escavações se encontrarem a 1km da superfície, a terra está rachando, o que significa que tudo deve ser eliminado”, disse à BBC Mundo Göran Cars, chefe do projeto de realocação e professor de planejamento urbanístico do Instituto Real de Tecnologia de Estocolmo.

Foi esse o problema com o qual Cars se deparou na primeira vez que visitou a cidade para dar sua opinião profissional. “Surgiram muitas perguntas: deveríamos construir uma cidade completamente nova? Deveríamos mudar todos os imóveis? Como gerenciar um projeto desta magnitude?”, conta o especialista.

Após ficar confuso, falar com vários colegas e pensar bem nestas perguntas, ele se decidiu por um híbrido de construções antigas e novas em uma cidade de arquitetura futurista, onde distintas épocas viveriam em harmonia. Mudar uma cidade inteira de lugar é um projeto que deve levar 30 anos.

O lugar da nova cidade será 2km a leste de onde ela está agora. A estimativa é que custe US$ 3,38 bilhões (R$ 11,5 bilhões). Talvez o passo mais difícil a dar tenha sido o primeiro: falar com as pessoas afetadas e buscar um consenso de como fazer as coisas.

 

Leia mais no G1