Foto: Reprodução/ Freepik

Por Jornal O Globo

A parceria da TIM com a Apple faz parte de um novo comportamento do consumidor na hora de comprar planos de telecomunicações. Em entrevista ao GLOBO, o presidente da TIM Brasil, Alberto Griselli, diz que a tendência é oferecer o benefício de assinatura gratuita dos serviços de streaming em detrimento de opções ilimitadas de aplicativos que não consomem dados da franquia, como WhatsApp:

— Se você pegar o tráfego embutido nos planos, você verá que as operadoras incluíram alguns desses serviços dentro do zero rating (prática de não descontar dados da franquia). O WhatsApp, por exemplo, há alguns anos era só mensagem e hoje é muito mais que isso e consome mais. No trade off (na troca) dos benefícios que estamos dando aos clientes, a gente sempre avalia o peso do benefício versus a natureza do cliente que usa. Anos atrás, tiramos o Facebook. A tendência é tipicamente mais para assinatura e menos para franquia de dados. Hoje, com o cenário competitivo, está crescendo o volume de dados nos pacotes — explica Griselli.

Ele lembra que a TIM começou com serviços de entretenimento nos planos em 2018 com streaming de TV nos pacotes. Agora, com a chegada do 5G, esse movimento vem se acelerando. Hoje, os pacotes contam com maior franquia de dados por mês, que pode chegar a 240 GB, segundo o site da TIM.

E com a possibilidade de incluir games nesses planos, há um bônus de 50% no pacote de dados por mês. A TIM está presente hoje em 70 cidades com quase seis mil antenas 5G.

— O uso do cliente aumentou também. O cliente que migra do 4G para o 5G passa a usar de 40% a 50% mais de dados por mês. Por isso, é importante essa adequação para entregar o serviço ideal para o cliente — complementa Paulo Esperando Junior, diretor de Marketing da TIM.

A discussão em torno do fim do uso ilimitado do WhatsApp ganhou força no mês passado, quando o presidente da Claro Brasil, José Felix, classificou a estratégia como um erro por parte das companhias de telecomunicações. Em entrevista recente, um executivo da Vivo disse que a tele tem diminuído a oferta de apps com dados ilimitados, já que existe a necessidade de investimento na rede.

Agora, em paralelo, a TIM começou a incluir novos serviços nos pacotes de telecom como banco digital, educação e saúde com telemedicina.

—A ideia é construir benefícios múltiplos aos clientes com alguma utilidade. E escalamos de um serviço mais básico para eventualmente pagar um valor por isso. Essa é a nossa estratégia. E entretenimento entra nisso – diz Griselli.