Finalmente a Prefeitura de Serra Talhada tomou uma atitude para disciplinar o caótico trânsito da Capital do Xaxado. Na última segunda-feira (14) a Câmara Municipal de Serra Talhada (CMST) recebeu o Projeto de Lei 053/2013 que dispõe sobre a instituição de estacionamento rotativo pago nas vias e logradouros públicos. A popular zona azul.

Pela proposta, as áreas destinadas à implantação do estacionamento pago serão delimitadas por sinalização regulamentadora, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CONTRAN). Ficarão isentos de taxação apenas os veículos oficiais, de transportes públicos e os veículos de carga quando estacionados nos locais e horários a eles destinados. Por outro lado, as motocicletas terão o valor da tarifa correspondente a 50% ao valor fixado para os veículos.

Entretanto, a lei não deixa claro quem será o responsável pela operação da zona azul. Em seu artigo 4º, diz que o estacionamento poderá ser explorado pela Prefeitura ou por meio de outorga em concessão onerosa, mediante concorrência pública.

O projeto foi bem recebido pelos vereadores e encontra-se nas comissões para os pareceres técnicos. “A gente sabe do caos que é hoje o trânsito de Serra Talhada. Por diversas vezes, já passei cerca de dez minutos para sair do centro da cidade até a minha casa. Com a zona azul, vamos efetivar a fiscalização e cobrar para a população ter um melhor serviço”, disse o vereado Nailson Gomes, recebendo um aparte do petebista José Raimundo.

“Algumas pessoas deixam seu veículos estacionados às 7 da manhã até as 5 da tarde. A zona azul vai disciplinar questões como esta”, finalizou.