Foto: Farol de Noticias/Celso Garcia
Publicado às 05h50 desta quarta-feira (16)
O Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) impacta na vida de muitas pessoas ao redor do mundo e ocupa o 4º lugar no ranking de transtornos mentais mais diagnosticados nos consultórios. A psicóloga serra-talhadense, Darty Mandu, esteve nessa segunda-feira (14) no Programa Falando Francamente, na TV Farol, para esclarecer alguns pontos deste tema.
Segundo informações da Cenbrap – Instituto de Educação Médica Continuada, o transtorno se divide em dois fatores: a obsessão que é uma ideia ou sensação intrusivo que controla o pensamento da pessoa contra sua vontade; e a compulsão que se caracteriza pelo comportamento consciente, padronizado e recorrente em uma tentativa de redução da ansiedade e desconforto gerados pela obsessão.
“Quando você perceber que está fazendo algo, que está com o pensamento de “será que eu fiz isso? Será que eu fiz aquilo”? Quando isso acontece consecutivamente e você se sente desconfortável, aí é caso para realmente prestar atenção nos comportamentos e nas ideias, nos pensamentos” ressaltou Darty.
A profissional informa que a partir do momento que o comportamento repetitivo torna-se incômodo é essencial buscar acompanhamento psicológico ou psiquiátrico. Darty explica que ser organizado ou ser cuidadoso com objetos não significa ter TOC. O TOC se caracteriza justamente quando comportamentos recorrentes adoecem, incomodam o individuo afetado e as pessoas ao redor ou suas relações.
SAIBA COMO CONVERSAR COM A DRª DARTY MANDU- 87- 9970-6412
CONFIRA DARTY MANDÚ NO FALANDO FRANCAMENTO
3 comentários em Transtorno Obsessivo Compulsivo foi tema de debate na TV Farol