Fotos: Celso Garcia/Farol de Notícias

Publicado às 9h07 desta quinta-feira (7)

Na manhã desta quarta-feira (6), a edição do Programa Eleitor Político do Futuro de 2022 chegou a Escola de Referência em Ensino Médio Irnero Ignácio, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). As ações do programa acontecem através de palestra com servidores do TRE, ligados à Escola Judiciária Eleitoral (EJE), para estudantes do Ensino Médio com o objetivo de conscientizar os jovens sobre a importância do exercício da cidadania, participarem ativamente da construção do país, através do voto, e incentivar a tirarem o título de eleitor.

A palestra iniciou às 9h30 da manhã, com a apresentação cultural do Grupo de Xaxado Gilvan Santos e contou com a presença  autoridades do TRE como o Presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, desembargador André Guimarães e a desembargadora eleitoral e presidente da Escola Judiciária Eleitoral Mariana Vargas e ainda com gestores municipais como Irlando Parabólicas, prefeito de Santa Cruz da Baixa Verde e um representante da prefeita Márcia Conrado.

”Queremos alertar, vocês jovens da importância da nossa democracia. O Tribunal Superior Eleitoral-TSE fez uma pesquisa e constatou que dos 100% dos jovens de 16 e 17 anos que podem votar, podem tirar o título, apenas 13% tiraram o título. Percebam bem como esse percentual é preocupante, em números gerais, de 10 milhões de jovens que podem participar da nossa democracia, apenas um milhão e trezentos tiraram o seu título. Essa é uma questão que tem preocupado o TSE e tem preocupado os tribunais estaduais”, afirmou presidente do TRE-PE, desembargador André Guimarães durante o evento.

Na ocasião, os alunos puderam tirar dúvidas sobre a emissão do título eleitoral e endentem também como funciona o Cartório Eleitoral.

Veja também:   Após 2 anos, Belmonte realiza a 28ª Cavalgada à Pedra do Reino