Do G1

Um tribunal da Turquia condenou 121 pessoas à prisão perpétua nesta sexta-feira (26), após um julgamento relacionado com o fracassado golpe de 2016, seguido por expurgos de magnitude sem precedentes – informou a imprensa turca.

Dos 121 réus, 86 foram condenados à prisão perpétua “agravada”, uma sentença mais severa em termos de detenção, ao final deste macroprocesso, conhecido na Turquia como “o julgamento do Comando Geral da Gendarmaria”, acrescentou a agência pública de notícias Anadolu.

Houve uma tentativa de golpe em 15 de julho de 2016 na Turquia, conduzida por militares contrários ao presidente Recep Tayyip Erdogan.

As Forças Armadas fecharam os acessos à capital, Ancara, e à maior cidade, Istambul. Eles entraram em prédios do governo e também em edifícios dos órgãos que fazem a comunicação oficial.

Turcos contra Erdogan e a favor foram às ruas se confrontar. De acordo com o governo, 256 pessoas morreram na ocasião: 161 civis mortos e 104 militares.

A oposição afirma que os processos são arbitrários. Erdogan acusa o clérigo Fethullah Gulen, que vive nos Estados Unidos, de ter organizado o golpe.