ufrpe-uast (1)Servidores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) voltam a suspender as atividades nesta quinta-feira (29) em adesão à manifestação nacional dos funcionários públicos. Com o objetivo de sensibilizar a comunidade acadêmia, segundo a Associação dos Docentes da UFPE (Adufepe), o ato visa construir uma possível greve geral entre os funcionários públicos contra algumas medidas adotadas pela atual conjuntura política do Brasil.

A assembleia desta segunda-feira (26) foi realiza por uma comissão composta por 100 integrantes como docentes, alunos e técnicos-administrativos. O ato é uma recomendação do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) contra a retirada de alguns direitos trabalhistas como a PLP 257, a PEC 241, além de cortes de 45% na verba das universidades previstos para o próximo ano.

Veja também:   Idoso que morreu após cair de prédio em ST estava despido

Na quinta, um ato público está programado para ocorrer às 10h com panfletagem em frente ao Campus e um grande aulão sobre alguns projetos políticos. Segundo a Adufepe, na tarde da quinta, o ato vai se juntar à passeata das centrais sindicais como a Frente Brasil Popular e o Povo sem Medo. De acordo com a Associação dos Docentes da UFRPE (Aduferpe), outra reunião está programada para acontecer na quinta, que visa avaliar o atual cenário político do País.

As universidades também suspenderam o funcionamento na última quinta-feira (22). Na próxima sexta-feira (30), todas as atividades voltam ao normal nas instituições. A data para uma greve nacional ainda não foi definida.

Veja também:   Vereador diz que Márcia só quer usar Sebastião por Marília

A Adufepe também informou que a greve apenas na instituição ainda não tem data estabelecida. Na quinta, a UFPE decretou a situação de estado de greve.