Do JC Online

Entre os dias 15 e 21 de maio, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) mantém abertas as inscrições para 735 vagas em cursos de graduação com entrada no segundo semestre (2023.2). A seleção visa ao preenchimento de 105 vagas para cursos de licenciatura a distância.

Sem taxa de inscrição, o processo seletivo utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2018 a 2022.

Ao todo, são 105 vagas para o curso de Licenciatura em Artes Visuais Digitais; 210, para o curso de Licenciatura em Física; 210, para o curso de Licenciatura em História; e 210, para o curso em Licenciatura em Letras da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologias da UFRPE.

Na modalidade EAD, os cursos contam com polos nas cidades de Afrânio, Carpina, Gravatá, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Palmares, Surubim, Pesqueira, Recife, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Filomena, Tabira e Triunfo. Os cursos terão a realização de atividades presenciais obrigatórias desenvolvidas
nas cidades-polo.

O processo seletivo ocorrerá em duas etapas, sendo a primeira classificatória dos candidatos com base nos resultados obtidos em uma das edições do Enem do período de 2018 a 2022 informada no ato de inscrição; e em seguida a análise documental. Ambas as etapas são eliminatórias.

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, através do endereço eletrônico: www.ead.ufrpe.br/pt-br/form/inscricao-alunos-uaeadtec-2023-2.

Considerando a Lei nº 12.711, a UFRPE implementará o percentual mínimo de 50% da reserva de vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas, oriundos de famílias com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

O edital também oferece bonificação de 20% na pontuação do Enem aos candidatos professores da educação básica das redes públicas.

A documentação dos candidatos deverá ser entregue no polo de apoio presencial. Os endereços e outras informações estão listados na página do edital.