Um bar com um baú de recordações em ST

Fotos: Farol de Notícias/Max Rodrigues

Publicado às 04h20 desta quinta-feira (20)

Por Clayson Cabral, especial para o Farol

O bar é sempre cheio de amigos, familiares e de personagens pitorescos com as mais diferentes histórias como um certo criador de ratos e cobras que frequenta o local.

Eis um lugar onde literalmente se bebe até cair, mas com segurança, em meio a paredes repletas de recordações, artigos religiosos e quadros de fotografias de gente famosa e registros raros. Bons momentos que não voltam mais.

Este é o cenário diário em que vive o comerciante Valdecir Francisco de Lima, 77 anos, pai dos famosos irmãos cantores Edson Lima e Batista Lima.

Proprietário do bar e mercearia conhecido como ‘Bar do Valdecir’, no final da Rua Afrânio Godoy, no Centro, muito simpático, humilde e de bem com a vida, Seu Valdecir recebeu a reportagem do Farol.

O avistamos como ele mesmo gosta, assim, rodeado de amigos entre risadas e goles. Ele nos contou, com muito orgulho o seu dia a dia que começa muito cedo, de domingo a domingo, a partir das 6 horas da manhã.

“Aqui em Serra Talhada já vivo há 52 anos me criei aqui, graças a Deus já tenho 50 anos de comércio e minha maior alegria é de estar aqui no meio dos bêbados, é a coisa que mais gosto na minha vida, aliás, são três alegrias: quando amanhece vir pra cá pro bar, e a noite tomar um banho e dar uma voltinha na igreja, e depois dormir, esses são meus prazeres da vida. Aqui neste bar tenho 31 anos, mas antes eu passei 15 anos no mercado público com mercadinho e bar nos anos 1969-70 e depois eu vim pra cá”, lembra o comerciante.

Seu Valdecir também mostra ser um homem religioso e nos contou sobre os sonhos que realizou e outros que pretende  realizar.

“Rapaz acho que já realizei meus sonhos tudo… o maior sonho que eu tinha na vida era conhecer os grandes santuários do mundo, mas conheci o santuário de Nossa Senhora Aparecida, interior de São Paulo, Santuário do Divino Pai Eterno em Goiás e da Madre Paulina em Santa Catarina. Conheci estes, foi maior alegria do mundo. Ainda tem um que quero conhecer, se Deus permitir, é o de Santa Rita de Cássia em Rio Grande do Norte, dizem que é muito bonito “.

POLÍTICA

Na política,  Valdecir teve uma rápida passagem, apenas em uma eleição em 2008, quando saiu candidato a vereador, mas prefere nem lembrar.

Diz que não teve uma boa experiência. “Não gostei da política. Fui candidato a vereador em 2008 mas não deu certo, não quero mais voltar a gente só faz aquilo que gosta e eu sou uma pessoa de fazer tudo direito”, resumiu.

FILHOS FAMOSOS

Ainda durante a conversa de ‘pé de balcão’, como manda o figurino, Valdecir Lima falou sobre o contato com os filhos, apenas de vez em quando, devido agenda apertada de compromissos e shows dos ‘meninos’.

“Edson mora aqui em Serra Talhada, quando não está viajando tá sempre aqui mais eu, é sempre uma alegria quando vem me visitar. Agora Batista mora em Salgueiro e viaja pra Fortaleza, tem os contatos dele lá ai é mais difícil, mas sempre que pode vem aqui me visitar e comer um peixinho”, declarou.

Entre bêbados e orações, seu Valdecir é só orgulho dos filhos artistas, que driblaram o destino do balcão do bar para ganhar os palcos Brasil a fora. Hoje, o patriarca da família Lima se considera um cara de sorte, abençoado e feliz.

Um bar com um baú de recordações em ST

Um bar com um baú de recordações em ST

Um bar com um baú de recordações em ST

Um bar com um baú de recordações em ST

Um bar com um baú de recordações em ST

Um bar com um baú de recordações em ST

Um bar com um baú de recordações em ST