Fotos: Farol de Notícias/Max Rodrigues

Publicado às 04h20 desta quinta-feira (20)

Por Clayson Cabral, especial para o Farol

O bar é sempre cheio de amigos, familiares e de personagens pitorescos com as mais diferentes histórias como um certo criador de ratos e cobras que frequenta o local.

Eis um lugar onde literalmente se bebe até cair, mas com segurança, em meio a paredes repletas de recordações, artigos religiosos e quadros de fotografias de gente famosa e registros raros. Bons momentos que não voltam mais.

Este é o cenário diário em que vive o comerciante Valdecir Francisco de Lima, 77 anos, pai dos famosos irmãos cantores Edson Lima e Batista Lima.

Proprietário do bar e mercearia conhecido como ‘Bar do Valdecir’, no final da Rua Afrânio Godoy, no Centro, muito simpático, humilde e de bem com a vida, Seu Valdecir recebeu a reportagem do Farol.

O avistamos como ele mesmo gosta, assim, rodeado de amigos entre risadas e goles. Ele nos contou, com muito orgulho o seu dia a dia que começa muito cedo, de domingo a domingo, a partir das 6 horas da manhã.

“Aqui em Serra Talhada já vivo há 52 anos me criei aqui, graças a Deus já tenho 50 anos de comércio e minha maior alegria é de estar aqui no meio dos bêbados, é a coisa que mais gosto na minha vida, aliás, são três alegrias: quando amanhece vir pra cá pro bar, e a noite tomar um banho e dar uma voltinha na igreja, e depois dormir, esses são meus prazeres da vida. Aqui neste bar tenho 31 anos, mas antes eu passei 15 anos no mercado público com mercadinho e bar nos anos 1969-70 e depois eu vim pra cá”, lembra o comerciante.

Seu Valdecir também mostra ser um homem religioso e nos contou sobre os sonhos que realizou e outros que pretende  realizar.

“Rapaz acho que já realizei meus sonhos tudo… o maior sonho que eu tinha na vida era conhecer os grandes santuários do mundo, mas conheci o santuário de Nossa Senhora Aparecida, interior de São Paulo, Santuário do Divino Pai Eterno em Goiás e da Madre Paulina em Santa Catarina. Conheci estes, foi maior alegria do mundo. Ainda tem um que quero conhecer, se Deus permitir, é o de Santa Rita de Cássia em Rio Grande do Norte, dizem que é muito bonito “.

POLÍTICA

Na política,  Valdecir teve uma rápida passagem, apenas em uma eleição em 2008, quando saiu candidato a vereador, mas prefere nem lembrar.

Diz que não teve uma boa experiência. “Não gostei da política. Fui candidato a vereador em 2008 mas não deu certo, não quero mais voltar a gente só faz aquilo que gosta e eu sou uma pessoa de fazer tudo direito”, resumiu.

FILHOS FAMOSOS

Ainda durante a conversa de ‘pé de balcão’, como manda o figurino, Valdecir Lima falou sobre o contato com os filhos, apenas de vez em quando, devido agenda apertada de compromissos e shows dos ‘meninos’.

“Edson mora aqui em Serra Talhada, quando não está viajando tá sempre aqui mais eu, é sempre uma alegria quando vem me visitar. Agora Batista mora em Salgueiro e viaja pra Fortaleza, tem os contatos dele lá ai é mais difícil, mas sempre que pode vem aqui me visitar e comer um peixinho”, declarou.

Entre bêbados e orações, seu Valdecir é só orgulho dos filhos artistas, que driblaram o destino do balcão do bar para ganhar os palcos Brasil a fora. Hoje, o patriarca da família Lima se considera um cara de sorte, abençoado e feliz.