Publicado às 04h30 deste domingo (13)

Por Adelmo José dos Santos, Poeta e escritor, membro da Academia Serra-talhadense de Letras (ASL)

Em pé, da esquerda para a direita: Gerson, Cícero, Geraldão, Reginaldo, Eury e Auremar. Agachados: Salete Pereira, Nestor, Zé Carlos, Custódio Sá e Didi. Essa foto é histórica, foi tirada no início dos anos 80, na quadra esportiva do Colégio Methodio Godoy, em Serra Talhada. É um time diferente cheio de sabedorias, que traz de volta o passado, na época que os professores eram muito respeitados.

Desses que estão na foto, eu tive a felicidade de estudar com três deles: Eury, Nestor e Geraldo. Com Eury no Cônego Torres, em 1974, e Com Nestor e Geraldo, no Ginásio Industrial no período de 1970 a 1973. Com Nestor Educação Física e com Geraldo, Mecânica, para melhorar de vida.

Veja também:   'Apagão' deixa parte do centro e bairro de ST sem energia por 6h

Com Nestor eu aprendi coisas para não esquecer jamais, a respeitar os limites e os valores éticos e morais. Professor Gerson inovou na maneira de ensinar educação física. Já na língua estrangeira, o destaque foi Didi, dando aulas de Inglês, chegando ao auge na carreira.

Hoje são todos aposentados, professor Eury é falecido e Custódio Sá é Padre. De professor ao sacerdócio, do quadro negro ao altar, foi uma passagem linda, carregada de bênçãos com a palavra divina dentro de seu coração, pronta para ensinar. Todos eles são destaques na área da educação, quantos engenheiros, médicos, advogados e doutores, passaram por suas mãos? E quantos graças aos seus ensinamentos, se tornaram cidadãos?

Veja também:   Aliados de Márcia e Sebastião já caminham juntos em ST

O dia 15 de outubro é dos professores, presto aqui a minha homenagem a todos “aos Mestres Com Carinho”. Porque ser professor é aprender para ensinar; porque ser professor é ser dedicação, paciência e persistência; porque ser professor é ser mestre, é saber cativar e inspirar; porque ser professor é educar. A todos vocês que moldam as mentes do futuro, que educam, cuidam e acompanham os nossos filhos, os meus agradecimentos e essa humilde homenagem!