Da Revista Fórum

Foto: Manuel de Sousa

A Universidade de Porto, em Portugal, decidiu suspender por 90 dias um professor de Economia que chamou mulheres brasileiras de “mercadoria”. A denúncia contra ele foi feita por 129 alunos da instituição, que ressaltaram o histórico de xenofobia do docente contra brasileiros.

Segundo reportagem do Sputnik, alunos da licenciatura em Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) relataram que o professor Pedro Cosme da Costa Vieira costumava reproduzir muitas falas de ódio, assédio e discriminação.

Eles recordam que o docente já havia proferido frases racistas como “a pretalhada que atravessa o Mediterrâneo devia ser abatida a tiro”, repetida por ele durante o ano letivo de 2019 e 2020.

Além disso, ele já havia escrito em seu blog “Econômico-Financeiro”, em 2015, que não se deve ter vergonha “em reconhecer que é racista, pois é algo universal, todos nós somos racistas e isso está gravado nos nossos genes” e que “se se fizesse o abate sanitário de todos os infectados com Sida [Aids], a doença desapareceria da face da Terra”.