UTI da Covid-19 em Serra Talhada preocupa especialistasPublicado às 05h40 deste domingo (24)

IMAGEM ILUSTRATIVA

Serra Talhada ainda não tem um leito sequer de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) para pacientes infectados pelo novo coronavírus, mas a solução está próxima, com a entrega do hospital de campanha, do governo de Pernambuco, localizado às margens da BR-232. O hospital está previsto para ser entregue no próximo dia 27, mas deverá funcionar no início de junho.

Mas a preocupação é que após a inauguração, o número de leitos pode não ser suficiente para a demanda de casos que crescem dia a dia. A secretária de Saúde, Márcia Conrado, não escondeu o receio na última live do ‘Gabinete de Crise’.

“Nesse hospital, inicialmente teria 20 leitos de UTIs, mas com as informações que foram dadas irá funcionar com 10 leitos. O que nos causa uma grande preocupação porque não serão só para Serra Talhada e sim para uma macro regional com mais de 800 mil habitantes e de contrapartida, cada município tem os leitos de retaguarda”, explicou.

FICOU DE FORA

Quem poderia estar somando neste período de ‘guerra’ contra a epidemia era a Clínica São Francisco, localizada no bairro AABB, em Serra Talhada. A unidade chegou a pactuar atendimento com a Prefeitura de Serra Talhada para atender pacientes infectados, mas recuou da decisão sem apresentar justificativas.

Já nesse sábado (24), durante o programa Farol de Notícias, o radialista e pré-candidato a prefeito de Serra Talhada, Marcus Dantas, iniciou um movimento pela reabertura do Hospital São José, no Centro, para cuidar de pacientes da covid-19.