milena 5Foto: Arquivo Farol de Notícias

Se preparando para um possível epidemia de Influeza A/H1N1, a XI Gerência Regional de Saúde (Geres) busca junto ao Ministério da Saúde vacinas para a população de Serra Talhada e região. De acordo com a diretora Karla Millene Cantarelli (foto), em conversa com o FAROL DE NOTÍCIAS, no dia 30 de abril será o dia ‘D’ da vacinação, porém o aumento dos índices de infectados em todo país e a procura da população reduziram a quantidade de doses da vacina. Apenas alguns grupos de serra-talhadenses receberão a imunização.

“A vacina chega dia 20 de abril para a nossa regional, para todas as cidades da XI Geres. Receberemos 85 mil doses, em um universo de 234 mil pessoas aproximadamente, que a regional atende, não dá nem 100%. Mas vem para grupos específicos: crianças de seis meses até cinco anos, para a população indígena, gestantes, mulheres que estão em até 45 dias de pós-parto; profissionais de saúde e idosos acima de 60 anos; além de pessoas de 5 a 59 anos que tenham algumas doenças: portador de HIV, diabético, hipertenso, cardiopata. Eu vou receber ainda um comunicado do Ministério da Saúde da quantidade que vem para essa regional e os seus dez municípios de acordo com essa população. Dia 30 é o dia ‘D’ de vacinação desses grupos que lhe falei e segue até maio”, explicou a gestora.

Karla Millene também alertou a população e informa que a prevenção da doença é tão eficaz quanto a vacina. “A população não tem que ir só se vacinar, mas também ter atenção às precauções, principalmente em lavar as mãos. O cuidado começa lavando as mãos, higiene, evitar tocar muito nas mãos de pessoas gripadas, usar álcool gel para desinfetar as mãos e qualquer sintoma de gripe e febre alta persistente tem que procurar uma unidade de saúde imediatamente”, aconselhou.

CLÍNICAS PARTICULARES

Segundo a diretora da XI Geres, os grupos prioritários que deverão receber as doses da vacina contra o vírus H1N1 estão entre as pessoas que correm mais risco de contrair a doença e avançar para quadros graves. As demais pessoas interessadas deverão procurar clínicas particulares para se vacinar. “A vacina vem especificamente para esses grupos de maior vulnerabilidade que serão vacinados, a quantidade que vem é para essa população. Aqui em Serra Talhada há clínicas particulares que disponibilizam a vacina”.