yane

Medalhista olímpica, a pernambucana Yane Marques, natural de Afogados da Ingazeira, no Sertão do Pajeú, conquistou neste sábado (4), na Alemanha, o bronze no Campeonato Mundial de Pentatlo Moderno, competição mais importante da temporada. É a segunda vez que ela vai ao pódio na história do torneio, já que havia sido prata em 2013. O resultado garante a brasileira nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, já que os três primeiros colocados conquistaram um lugar em 2016. A medalha de ouro ficou com a atleta da casa Lena Schoeneborn, seguida pela chinesa Qian Chen. A campeão olímpica Laura Asadauskaite terminou na 11ª posição, e a vice-campeã olímpica Samantha Murray (GBR) ficou na quinta.

Estou muito feliz em receber esta medalha e me qualificar para os Jogos Olímpicos do próximo ano. Vou para as Olimpíadas muito feliz. Tive um dia muito bom na esgrima e na corrida – comemorou Yane, que já está focada na disputa dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, que tem início no dia 10.

O pentatlo moderno reúne cinco modalidades, disputadas nesta ordem: natação, esgrima, hipismo e um evento combinado de tiro e corrida. Na manhã deste sábado, Yane foi a quinta melhor na prova de 200m nado livre da natação, fazendo a marca de 2m12s16, levando 304 pontos no geral. Horas depois, foi a vez da esgrima, onde a brasileira foi a segunda melhor colocada, com 25 vitórias em 35 combates. Aí, foi a vez do hipismo, e a brasileira se manteve entre as primeiras colocadas, já que perdeu apenas 11 pontos.

Desde o Mundial de 2013 Yane não conseguia um lugar entre as cinco primeiras colocadas em um torneio de grande porte. No Mundial do ano passado, por exemplo, ela ficou na 14ª posição. O bronze no Mundial deste ano lhe dá mais moral para os Jogos Pan-Americanos de Toronto e, claro, para as Olimpíadas de 2016.

( Do G1 )