Publicado às 10h14 desta sexta-feira (14)

Preocupado com a qualidade dos serviços de transportes em Serra Talhada, o vereador Vandinho da Saúde levantou a bandeira em defesa dos taxistas que pagam seus impostos, cumprem obrigações, mas enfrentam uma espécie de concorrência desleal. Ao utilizar a tribuna da Câmara Municipal, na última terça-feira, o parlamentar também cobrou uma fiscalização rígida da prefeitura, para coibir os serviços clandestinos.

“Eu queria falar sobre os taxistas da nossa cidade. Nós temos hoje em Serra Talhada cerca de 123 taxistas credenciados ao órgão fiscalizador, que fiscaliza esses taxistas aqui em Serra Talhada, que é a STTRANS [Superintendência de Transportes e Trânsito]. Cerca de 123 taxistas operam em Serra Talhada. Nós sabemos que a grande maioria não trabalha. Eu acredito que cerca de 50%, 60% dos taxistas que detém o poder de ter uma placa, de ser isento de taxas administrativas, de impostos que são arrecadados pelo poder público, tanto na esfera municipal, como na estadual, hoje tem a sua placa por mera conveniência”, disparou Vandinho. Na opinião do parlamentar, se a prefeitura cumprir o seu papel fiscalizador, vai proteger quem trabalha cumprindo todas as regras e obrigações.

“Eu acredito que a STTRANS deveria ter uma fiscalização rígida em relação aos taxistas de Serra Talhada. Nós temos visto nos últimos dias, eu não estou aqui discriminando. Todo cidadão tem o direito de trabalhar, regular, o direito de ter o seu táxi, de ter o seu Uber, de fazer as suas corridas, ganhar o seu dinheiro, seu pão de cada dia, mas que seja totalmente legalizado. Os táxis que aí estão, estão totalmente legalizados pelo poder  municipal. Mas muitos hoje estão trabalhando clandestinamente. Tipo: hoje, nós passamos na praça da cidade e vimos carros com aquelas plaquinhas de Uber. Em Serra Talhada não é regulamentado o Uber. Aquelas pessoas que de fato querem trabalhar, que precisam manter os seus familiares, que precisam levar o pão de cada dia para a sua família, pegam seu único meio de transporte que têm e vão pegar uma corridinha; mas que seja legalizado pelo município, que seja autorizado”, Vandinho da Saúde, acrescentando:

“Eu queria pedir a STTRANS, que nós como o poder legislativo, que possamos criar algum mecanismo para que se crie uma cooperativa dos taxistas, um aplicativo para beneficiar essa categoria, e que possa rever as taxas administrativas que são cobradas pelo município, porque os taxistas também passaram por uma crise muito grande no período da pandemia. Estão todos se recuperando de uma crise sem fim. Nós precisamos cobrar do poder executivo para também rever essas taxas administrativas, tipo o Alvará, que estão cobrando cerca de R$ 400, a liberação. Não é pedindo ao poder executivo que essa categoria seja isenta de pagar os seus tributos e os seus impostos ao município, porque o município vive disso, de impostos”.