Publicado às 04h40 desta quarta-feira (4)

Cansado de esperar por respostas da secretária de Saúde de Serra Talhada, o vereador Vandinho da Saúde, usou a tribuna da Casa Joaquim de Souza Melo, nessa terça-feira (3), e criticou o comportamento da titular da pasta, Lisbeth Rosa Lima, por não responder cobranças dos parlamentares. Vandinho recebeu um ‘tijolaço’ de denúncias de falta de medicamentos nos postos de saúde, durante o programa Falando Francamente, na TV Farol, e a secretária simplesmente ignorou todas as solicitações.

“Estive visitando alguns postos de saúde do nosso município, queria fazer um registro aqui, que eu fui cobrado ao vivo por vários ouvintes que estavam assistindo o programa naquela ocasião, e eu me comprometi, no Programa Farol de Notícias, com o comunicador Giovanni Sá, me comprometi que iria cobrar e assim fiz. Convidei o nobre vereador Rosimerio de Cuca para fiscalizarmos três unidades de saúde que estavam sendo feitas algumas reivindicações por alguns moradores do bairro Vila Bela, Borborema e Alto do Bom Jesus e Malhada. Na Malhada, nós não estivemos, mas estivemos nesses outros três postos de saúde”, disparou Vandindo, apresentando mais detalhes.

“Estivemos no dia 24 de março fiscalizando as unidades de saúde e detectamos que, de fato, aquelas denúncias eram verídicas. Naquela ocasião estava faltando medicação, eu me lembro bem o vereador Rosimerio de Cuca contando nas prateleiras quantos medicamentos tinham, estavam faltando e naquela ocasião em todas as unidades estavam faltando 43 tipos de medicações, 43 tipos”,

SECRETÁRIA SILENCIOU POR 60 DIAS

Fazendo questão de mostrar a sua indignação, Vandinho da Saúde elogiou as mudanças feitas no Hospital Regional Agamenon Magalhães (Hospam), e como contraponto disse que até mensagens pelo WhatsApp foram enviadas para secretária de confiança da prefeita, Márcia Conrado, em busca de respostas sobre a falta de medicações.

“Eu tive o cuidado para não me precipitar e mandar um WhatsApp para a secretária de saúde Lisbeth Rosa no dia 24 de março, vai fazer 60 dias. Até hoje, infelizmente, não obtive a resposta daquilo que perguntei a ela. Até quando aquele problema seria sanado? Diagnosticamos que em algumas unidades também estavam faltando médico, uma balança, enfim. Mas, eu tive o cuidado de mandar aquela mensagem para ela, enquanto secretária de saúde, e até hoje não obtive resposta”, disse o governista, concluindo:

“Para mim, foi um ato de desrespeito com esta Casa, com um parlamentar. Muitas vezes quando ligo para um secretário, mando um WhatsApp sou atendido, mas infelizmente pela secretária de saúde, até hoje, nunca obtive resposta. Obtive respostas porque estive no estabelecimento, no órgão municipal, vendo, fiscalizando as medicações e vi que de fato, a prefeita Márcia Conrado já comprou toda medicação, já está no depósito, os postos de saúde foram reabastecidos, Graças a Deus. Reafirmo meu compromisso com Serra Talhada, continuarei fiscalizando tanto o poder estadual, seja ele Geres, Hospam, enfim como o poder municipal. Esse é meu papel, fui eleito para isso e farei com maestria até 2024.