Publicado às 06h22 desta quarta-feira (17)

O vereador Vandinho da Saúde utilizou a tribuna da Câmara Municipal, nessa terça-feira (16), para denunciar uma espécie de ‘sucateamento’ nos serviços públicos de saúde em Serra Talhada. Baseado em dados do Previne Brasil, um sistema do governo federal que monitora os investimentos na área, Vandinho revelou que após a posse da secretária de Saúde, Lisbeth Lima, a situação piorou.

“Eu estava, essa semana, fazendo uma pesquisa sobre os índices de saúde do nosso país, e pasmem vocês! Eu perguntando como era que estava a questão da saúde pública do município de Vitória, e ele me mostrava algumas precariedades que existem naquele município. Surgiu a curiosidade de ver como estava a saúde pública de Serra Talhada. Pasmem vocês! Os indicadores do Ranking Previne Brasil, ano passado, no primeiro quadrimestre, o ex-prefeito Luciano Duque deixou a gestão e iniciou-se o primeiro quadrimestre. No ano de 2021, Serra Talhada estava em terceiro lugar no Ranking Previne Brasil. Serra Talhada estava em terceiro lugar Ranking Previne Brasil. No segundo quadrimestre caiu para a sétima colocação. Iniciou-se em 2022, Serra Talhada no primeiro quadrimestre caiu para 13ª colocação, e agora nós estamos iniciando outro quadrimestre, e pasmem vocês! Serra Talhada se encontra em 103ª colocação”, disse o parlamentar, reforçando:

Veja também:   'Apagão' deixa parte do centro e bairro de ST sem energia por 6h

“Os indicadores da saúde que medem, que o município consegue recursos. A nossa cidade, hoje, no Ranking Previne Brasil, encontra- se na 103ª colocação. Eu queria pedir encarecidamente à secretária [Lisbeth Lima], que possa ver o que está acontecendo, não sei se é o sistema que não está sendo alimentado. Eu quando vi aquilo ali no site, eu salguei a vida com sal, pesquisando. Meu Deus, que  situação! Estava em terceiro e agora está na 103ª colocação. A saúde do nosso município tem alguma coisa errada, ou o sistema não está sendo alimentado, ou eu não sei, mas peço a secretária que possa rever esses números. Nós não podemos, em hipótese alguma, perder recursos aqui no nosso município, por falta de alimentar um sistema, por falta de ir até Brasília correr atrás de investimentos para a saúde pública do nosso município. São essas duas coisas que eu queria pedir para a saúde”.

Veja também:   Homem é alvo de ataque e é ferido no pescoço e cabeça em ST