EscolaO vereador Gilson Pereira (Pros) ameaçou e cumpriu. Nesta quarta-feira (2), o parlamentar provocou o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) a investigar a situação de 18 alunos, entre eles, crianças pequenas da Cacimba Nova; que estão fazendo um trajeto de 3 quilômetros dentro de um ônibus superlotado, porque, segundo ele; a prefeitura quer ‘economizar’ dinheiro para não investir na abertura de uma escola na comunidade.

“Provoquei o Ministério Público porque acho um ato de irresponsabilidade e criminoso com as crianças. O ônibus chega superlotado na Cacimba Nova e as crianças, algumas delas, com apenas 5 anos de idade, viajam cerca de 3 quilômetros sem acompanhante. Isto é passível de punição, porque tem a Escola Constância Pereira, na comunidade, que o governo não quer colocar para funcionar para economizar… conter despesas”, disparou Gilson Pereira, em conversa com o FAROL.

De acordo com o vereador, um líder comunitário da região lhe procurou e relatou o drama das famílias, informando ainda que o secretário de Educação, Edmar Júnior, recebeu a documentação que assegura o funcionamento da escola. “São 18 alunos que poderiam estar estudando na Escola Constância Pereira, que precisa apenas fazer alguns reparos e colocar professores. Mas o secretário quer fazer economia para o prefeito”, reforçou Gilson Pereira.

O OUTRO LADO

A reportagem do FAROL conversou com o secretário de Educação, Edmar Júnior, que rebateu as declarações do vereador oposicionista. “A escola não tem estrutura para funcionar e o vereador sabe muito bem disso. Do jeito que está os alunos correriam riscos, porque precisa ser feita uma reforma geral na escola, do telhado, paredes e piso; e não temos recursos para isso. Também há problemas com água. O importante é que os alunos estão dentro da sala de aula”, garantiu o secretário.