Alertando que o asfalto aplicado no bairro Ipsep, há poucas semanas atrás, já está se diluindo e “virando farofa”, o vereador e líder da oposição, Gilson Pereira (PSD), provocou o  Governo do Estado para que fiscalize o dinheiro que vem sendo destinado para as obras do bairro. Lembrando o polêmico caso Conab, que está sendo investigado em Serra Talhada, Gilson disse que a gestão Eduardo Campos pode ser responsabilizada por erros que estariam acontecendo no Ipsep, caso não acompanhe o andamento dos trabalhos realizados pelo governo Luciano Duque.

“Eu estive recentemente no Ipsep e não vi asfalto nenhum lá. Eu vi foi farofa. Lá tem farofa! Não tem asfalto. Eu peguei (o asfalto se diluindo). Mas eu culpo isso aí a uma tramitação de governo, porque se a verba é do Governo (do Estado) ele tem que fiscalizar aqui, e ver como é que está a situação. O Governo (do Estado) não está mandando o dinheiro? Então é uma obrigação dele fiscalizar. Porque do jeito que está ali…”, estranhou, Gilson Pereira, duvidando da qualidade da obra.

O vereador justificou o seu receio diante de fatos recentes que envolveram repasses do Governo Federal a órgãos municipais. “Vocês não lembram do caso da Conab, não? Que quem fiscalizava era o Conselho (CMDRUS) e foi o órgão que mais roubou, que mais assaltou… Olha hoje lá, o Sílvio Porto (Diretor Nacional da Conab) sendo botado para fora. E o daqui de Recife, o Valdomiro (Sampaio). A Polícia Federal chegou lá e ele foi exonerado”, lembrou Gilson Pereira, durante entrevista à rádio Cultura FM. “Mas o caso de Serra Talhada, a Justiça daqui parece que é diferente da do País”.

Relembre: PAA: Superintendente em PE é exonerado do cargo e está sendo investigado

Relembre: PAA: Após investigação, diretor nacional da Conab perde o cargo suspeito de desvios de recursos

SAIBA MAIS

O parlamentar lembrou do caso do influente Diretor de Política Agrícola da Companhia Nacional de Abastecimento(Conab), Silvio Porto, que teve sua demissão solicitada por Maurício Todeschini, Delegado da Polícia Federal, no início de janeiro deste ano. Por suas costas largas, Porto não chegou a ser preso, mas, é suspeito de integrar um esquema de desvio de recursos. A Operação Agro-Fantasma, da PF em setembro de 2013, investigou desvios no Programa de Aquisição de Alimentos, com recursos da Conab.

Já o superintendente Conab em Pernambuco, Valdomiro Martins Sampaio, foi exonerado do cargo em junho de 2012, após as denúncias de possível envolvimento em fraudes na compra de alimentos em Serra Talhada. No dia 2 de janeiro de 2014, o prefeito Luciano Duque firmou convênio de mais de R$ 140 mil por ano com o mesmo conselho citado pelo vereador Gilson Pereira. No documento, Duque alega que o repasse é somente para gastos com pessoal.

Veja: Parceria: Duque fecha convênio de quase R$ 150 mil com órgão que está sob investigação