Publicado às 05h18

Os pedidos de segurança para o cemitério de Serra Talhada não são recentes, tanto da população, quanto das zeladoras que trabalham cuidando das covas. Em novembro, o Farol de Notícias esteve no local e conversou com as cuidadoras que há mais de 20 anos atuam no local, uma desabafou sobre os incidentes que passou, perseguida por um malfeitor que mostrou os órgãos genitais para ela.  As trabalhadoras contaram que frequentemente os vândalos quebram as portas dos túmulos e roubam objetos, afetando o trabalho delas e causando terror à população que, muitas das vezes, se recusa ir ao local visitar os sepulcros de seus familiares, por medo [relembre aqui].

Neste domingo (5), o alvo dos criminosos foi o túmulo do empresário Jaime Andrada, que teve o mármore quebrado em vários locais e deixou alguns dos caixões expostos [relembre aqui]. Lamentando o ocorrido, nesta segunda-feira (06), o vereador Pinheiro do São Miguel relembrou ao Falando Francamente da TV Farol que começou a cobrar ações do governo municipal em 2013, na gestão de Luciano Duque e, atualmente, à prefeita Márcia Conrado. Os pedidos do vereador são de iluminação, segurança, e um novo cemitério para atender à cidade, à zona rural e aos distritos. Ele também contou que acionará o Ministério Público. 

“É lamentável saber de mais uma notícia triste que está ocorrendo no cemitério de Serra Talhada. Desde 2013, quando eu assumi o meu segundo mandato, que eu venho falando e cobrando melhorias para o cemitério de Serra Talhada, distritos, zona rural, que estão sem iluminação, depredados. Cobrando um cemitério novo para Serra Talhada, porque não cabe mais os nossos entes queridos que se encontram sepultados, porque, a família que tem túmulo, ainda tem como sepultar, se não… A gente teve reunião com o prefeito anterior, a prefeita atual, para ver o propósito de construir um novo cemitério em Serra Talhada. Ficou somente em reunião e nada foi resolvido”, relatou o vereador Pinheiro, acrescentando:

“A gente pede providências, a gente vai ter que se direcionar ao Ministério Público. Com certeza, famílias já fizeram isso. Ontem, aconteceu com a família Andrada, depredaram tudo, quebraram, está uma imoralidade, falta de segurança, falta de vigilantes. Eu peço a gestão municipal que tome providências junto à secretaria da pasta, porque o nosso cemitério está abandonado, e os traficantes, os vândalos são quem estão tomando de conta. Aqui está meu apelo enquanto cidadão serra-talhadense, vereador e representante do povo”. 

Pinheiro acionará o Ministério Público

“O caminho agora é o Ministério Público, chamar a gestão do município, fazer uma parceria, solicitar da Polícia Militar, do comandante, para que tome conta e coloque na cadeia aqueles que estão fazendo a baderna, que estão fazendo coisas ilícitas dentro de um espaço público e faltando com respeito às famílias e aos entes queridos que estão sepultados. Eu não estive ainda no Ministérios Público, mas tenho cobrado bastante, conversado com a gestão sobre isso. Na Câmara, constantemente, quando tem reunião, eu sempre cobro, mas irei ao Ministério Público também”, finalizou o vereador. 

 

Confira a entrevista completa no Falando Francamente da TV Farol

 

Túmulo família de ST é violado no cemitério

Zeladora revela dia a dia de medo e ataques no Cemitério de ST