DSC_0016gilson pereiraPor Gilson Pereira; advogado e vereador de Serra Talhada

“Parabéns a Veraluza e a todos aqueles que têm coragem de falar bem alto, o que muita gente tem medo de falar baixinho. Salário é verba de caráter alimentar que não comporta atraso. Os aposentados vivem um drama, posto que além de pagar aluguel, têm as medicações a compras a pagar. Se não bastasse, na maioria das vezes têm que ajudar o filho casado, desempregado, com neto, passando necessidade. Os aposentados têm que se virar nos 30.

A leitora Mari comentou no FAROL, e injustamente afirma: “Tudo politicagem e essa Vera Luza é ligada a Augusto César, ai ficar querendo aparecer para ver se tira pelo menos os votos da família. Tu num ganha não para vereadora, só para barraqueira”.

Ora Mari, no protesto existiam muitos reivindicando os direitos e não só Vera Luza. Mas existem pessoas que são como ‘detefon’, colocam gosto ruim em tudo. Outras que a troco do vil metal vivem de plantão para rebater quem exige os direitos. Será que você conhece a cara da fome? Da humilhação de mandar comprar o pão na bodega e o dono dizer: ‘Só vendo quando pagar a dívida’? Prefiro acreditar que você seja uma pessoa que está desesperada ou quer agradar o patrão com sua atitude mesquinha. Porém conheço muito bem esse tipo de opinião, é normal aos lambe botas de políticos que ficam de plantão nos blogs denegrindo pessoas de bem para pegar um resto de comida do seu chefe.

Mari aceite um conselho vindo do grande Sócrates, que dizia: “ninguém é perfeito, mesmo aqueles que buscaram a perfeição têm que ter inexoravelmente: respeito ao direito e a opinião do próximo, aceitar as pessoas como elas são, ter prudência no ânimo em determinados momentos, silêncio na língua quando necessário e vergonha na cara”. Parabéns Vera Luza pela luta em prol daqueles que deram suas vidas no serviço público municipal e hoje no final da vida são tratados como “ninguém”, pois já estão sem vez e sem voz. Sequer tratados como seres humanos, alcançados pelo desprezo. Merecem cuidados e têm que buscar seus direitos, como é o caso dos aposentados.

E A PREVIDÊNCIA PRÓPRIA?

No caso da Previdência Própria, o rombo existe. Mas quando na imprensa os infratores que recolhiam a parcelas do bolso do servidor descontavam e não repassavam a Fundo, hoje colocam a culpa no Presidente Jânio Carvalho. E o pior, este escuta o povo lhe acusando e fica calado, inerte e mudo. Vera Luza insista no retroativo dos aposentados de janeiro a maio de 2015, os ativos receberam e vocês não. Estou à disposição. Na verdade os aposentados são tratados como coro de pisar fumo. Em especial como o caranguejo que entre a maré e o rochedo ficam apenas recebendo as pancadas de um lado e do outro. Vamos respeitar quem deu sua carne no serviço público e hoje por serem velhos que deveriam serem respeitados, são vilipendiados nos seus direitos, esperando por Deus.

Vera Luza e outros que acordam e brigam por seus salários, posto que os aposentados realmente e infelizmente até a voz é rouca. São coisas do final da vida. Eu fico com o jurista Augusto Couture que dizia: “No dia em que encontrares a Justiça em conflito com o direito. Luta por ela”. Viva os aposentados, meu respeito. É triste ver que para muitos insensíveis de caráter e de sentimentos: a velhice é um espantalho, mas tudo tem seu dia e sua hora e feliz daqueles que chegam lá. Deus tem um olho que tudo vê. Hoje é meu dia, amanhã será o teu. Acho a velhice linda porque ali fala a voz da experiência e a convivência com Deus sempre em reflexão, ela é o cansaço da vida e o descanso da fé.

Por isso aposentados briguem por seus direitos, depois cantem, sorriam, viajem, procurem viver no final da vida os momentos de felicidade enquanto puder. Não esqueçam, quando a cortina fechar, tudo é apenas: Saudade, saudade e saudade.