concurso qO Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) vai iniciar as atividades em seis dos sete campi contemplados pela terceira fase de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Esse início será marcado pelo oferecimento de 880 vagas de cursos técnicos distribuídas nas novas unidades acadêmicas localizadas nos municípios de Cabo de Santo Agostinho, Igarassu, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Palmares e Paulista.

Serão ofertados nove cursos na modalidade Subsequente, aquela que exige Ensino Médio completo do candidato e tem duração aproximada de dois anos. A maior parte deles é inédito na instituição. A oferta dos cursos é baseada numa pesquisa que envolveu os arranjos produtivos locais e as demandas do mercado para os próximos dez anos. Também foi levado em conta o desejo da população através da realização de audiências públicas nos municípios.

Inicialmente, as aulas ocorrerão em sedes provisórias enquanto as definitivas são construídas. Os terrenos onde serão erguidos os novos campi foram doados pelas prefeituras dos respectivos municípios. As obras estão programadas para começar neste segundo semestre e terão duração de 12 a 18 meses.

As inscrições desse vestibular começam na próxima terça-feira (29) e podem ser feitas somente através do site http://cvest.ifpe.edu.br/ até o dia 11 de maio. É cobrada uma taxa de R$ 20 que deve ser paga até o dia 12 de maio apenas nas agências do Branco do Brasil. Os candidatos que não tiverem condições de pagá-la podem solicitar isenção na próxima segunda (28) e terça-feira (29), também através do site do instituto. O requerimento deverá ser impresso e entregue juntamente à documentação comprobatória nos campi Recife, Ipojuca ou Barreiros, entre os dias 29 e 30 de abril, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Metade de todas as vagas será oferecida através do Sistema de Cotas, exclusivo para quem cursou integralmente o Ensino Médio na rede pública de educação. Dentro desse sistema, há ainda subcotas para negros, pardos e índios e para os candidatos que possuem renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.

A prova do Vestibular está marcada para o dia 8 de junho e terá 30 questões, sendo dez de Português, dez de Matemática e outras dez de Conhecimentos Gerais que abrangem as disciplinas de Física, Química, Biologia, História e Geografia. Os aprovados devem começam a estudar no segundo semestre letivo.