Publicado às 13h37 desta terça-feira (27)

Nessa segunda-feira (26), o Arquiteto e Urbanista serra-talhadense Ícaro Diniz, esteve no Programa Falando Francamente para falar sobre o projeto de revitalização do Viaduto que dá acesso a BR 232 e à Avenida Triunfo. Segundo o arquiteto, em 30 dias a reforma estará pronta. Durante o programa, Ícaro explicou como foi a elaboração do projeto, onde se pensou no revestimento, iluminação e vegetação, trazendo mais vida para Serra Talhada.

“A prefeita Márcia Conrado me fez o convite para que eu pudesse fazer esta e outras intervenções, porque a gente tinha uma entrada da cidade e era um ambiente triste, não tinha aquele ânimo de chegar em “casa”, as intervenções, inclusive foram simples, são pontos que mudam o cotidiano da gente. Nessa intervenção no viaduto eu me preocupei com 3 elementos: revestimento, iluminação e vegetação. No viaduto a primeira coisa que a gente pôde intervir foi na pintura, procurei trazer coisas que remetesse a alegria, são desenhos aleatórios, mas na parte de baixo temos o desenho de dois Sóis, nossa BR está praticamente no eixo nascente e poente, temos a representação do sol nascente e do sol poente, se você passa no fim da tarde você vai ver o sol do viaduto alinhado com o pôr do sol, e o sol nascente também está alinhado dessa maneira. São essas e outras coisas que o arquiteto vai colocando que você precisa para para observar e contemplar o que a gente está tentando passar”, explicou o arquiteto acrescentando:

“Na parte de iluminação, a noite é muito escuro, fui um dia a noite para sentir o espaço e lá é muito escuro, o pedestre sente uma insegurança muito grande, eu trouxe para os canteiros iluminação para cada um, vai ter um poste em cada canteiro para iluminar, abaixo da via vai ter refletores apontando para os taludes, na parte que fica a grama, que não está ali por acaso, ele vai contendo a erosão com a chuva, não tiramos a grama, melhoramos o aspecto visual dele com mais vegetação. É uma vegetação bem resistente ao nosso clima, que é o crino roxo e a moreia, não escolhi a vegetação sozinho, foi escolhida por Érica,que é uma paisagista daqui. Além dessa vegetação que vai ser implantada lá, cada canteiro que a gente colocou um poste vai ter uma palmeira e a gente conseguiu viabilizar para que trouxesse as palmeiras grande, para observar se quando ela crescesse não fechar quem estivesse passando na via, podia ser que no processo de crescimento chegasse o momento que você não visse o outro lado”.

Veja também:   Rússia irá expulsar mais de 50 diplomatas da Espanha e da Itália

GRAFITES

Outra novidade no projeto serão os grafites que serão pintados nas laterais, que representam a cultura religiosa, a fauna e a flora e a cultura em torno do xaxado e Lampião. Mas também será feita uma homenagem ao Hino de Serra Talhada. “Duas frases do hino virão na ‘testa’ do viaduto, dos dois lados. Hoje já começaram a fazer os letreiros”, explicou o arquiteto.

Além do viaduto, Ícaro Diniz também fará um trabalho de recuperação dos becos do Centro da cidade e da ciclovia, na Avenida Afonso Magalhães.

AS IMAGENS ABAIXO REFLETEM O VIADUTO PÓS OBRA