paulo césarPor Paulo César Gomes, professor, escritor e pesquisador da história de Serra Talhada

Os primeiros registros da participação de uma serra-talhadense em concurso estadual do MIss Pernambuco dão conta de que em 09 de junho de 1972, a jovem Terezinha Carneiro Tavares, subiu a passarela do Ginásio “O Geraldão”, para representar a cidade que posteriormente veio a se tornar tri-campeã da beleza pernambucana. A candidata terminou a competição na 10º colocação. Infelizmente não existem registros fotográficos da jovem Terezinha Tavares, nem muito menos se sabe algo sobre a sua eleição e os seus vínculos familiares na cidade, já que por anos a memória da cidade foi desprezada. Lamentável!

Passados os anos de glória, 1974/75 e 76, veio então à última representante de Serra Talhada, a disputar a cobiçada coroa de Miss Pernambuco, que em 03 de junho de 1977, desfilou com a difícil tarefa de manter o título com a cidade, a bela Marta Lúcia Machado Cavalcanti, que a acabou ficando na 21ª colocação. O desempenho da serra-talhadense se deve ao fato que começou a surgir um boicote as candidatas da cidade, alguns jornalista chegaram a afirmar que a empresa de revenda de carros que patrocinou o evento, por ter os proprietários oriundos de Serra Talhada, estaria agindo para beneficiar as conterrâneas.

Veja também:   Márcia entrega 1ª etapa do mercado público nesta 2ª

Outra especulação que circulou na época, é a de que Marta teria sido atropelada dias antes do evento, e que apesar de não ter sofrido grandes traumas físicos, o acidente havia prejudicado o seu desempenho. O que há de verdade nessa história, é fato de que assim como Terezinha, Marta ficou esquecida, já que não conseguiram o título, no entanto, muitos se esquecem da importância dessa mulheres para a história da cidade, tanto pelo pioneirismo, como também pela a ousadia em enfrentar ao machismo e a intolerância que dominava a sociedade sertaneja na época.

Um forte abraço e até a próxima!

Fotos de Marta Machado cedidas pelo professor Dierson Ribeiro

martamarta 3