A TCR (Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos) que vem chegando nas casas dos serra-talhadenses independente do IPTU 2017 ainda vem causando dúvidas na população e nesta segunda-feira (3) a polêmica sobre o assunto ganhou mais um capítulo.

Em entrevista ao Programa Frequência Democrática, na Vilabela FM, o vice-prefeito Márcio Oliveira disse que é justa a cobrança da TCR a partir do tamanho do imóvel dos moradores.

“A taxa é cobrada por forma e tamanho do imóvel. É proporcional, se eu tenho um imóvel menor, você vai pagar uma taxa menor. Se tem um imóvel maior, vai pagar uma taxa maior, o que é justo”, considerou.

Indagado pelos ouvintes sobre o desequilíbrio da cobrança, já que, hipoteticamente, uma residência grande pode conter apenas um morador, enquanto um imóvel pequeno conter vários habitantes, Márcio explicou esse critério como o ‘mais ou menos objetivo’ encontrado pelo governo.

“É um valor justo, e também para a operacionalização. Como a gente vai saber quantas pessoas tem em cada imóvel? Quantas pessoas residem? Então é um critério mais ou menos objetivo para a gente saber a dimensão dos imóveis. Eu acho que, por exemplo a AABB, que tem os imóveis maiores e com pessoas de poder aquisitivo maior, vão pagar mais. Eu acho que é um critério justo”, disse o vice-prefeito.

FIM DO LIXÃO

Márcio Oliveira justificou ainda a necessidade da taxa alegando que a TCR é uma obrigação principalmente depois que o governo Duque pôs fim ao lixão da cidade e que o imposto não é novo, pois existe desde 2006. A partir de agora, o serviço de tratamento de resíduos em Serra Talhada está na responsabilidade de uma empresa privada.

“O que é importante dizer é que o retorno dessa taxa. Você vê o retorno de para onde vai essa taxa? Vê! A nossa coleta de lixo é feita, é aprovada e tem tratamento do lixo agora com uma inovação da gestão Luciano Duque. Nós temos uma usina de reciclagem montada e funcionando. E isso foi um dos motivos que possibilitou a ampliação do nosso aeroporto”, argumentou Márcio Oliveira, complementando:

“A gente estava comemorando a semana passada que o aeroporto da gente ia ser ampliado, mas o que veio antes disso? Foi a retirada do lixão, a gente reclamava do lixão de Serra Talhada e hoje estamos comemorando a retirada desse lixão, a desativação que Luciano teve a coragem de fazer uma usina de reciclagem”.

 

“>