O semestre legislativo chegou ao seu final e as vossas excelências entram em recesso. Afinal, como bem disse o poeta Ascenso Ferreira: “pernas pro ar que ninguém é de ferro”. Neste embalo, o FAROL vasculhou a atividade legislativa dos deputados mais votados na Capital do Xaxado. Começaremos pelos deputados estaduais forasteiros. Ou seja, àqueles que fizeram de Serra Talhada base eleitoral e saíram com um balaio de votos.

A intenção é analisar apenas os que tiveram um fardo superior a 500 votos, o que representa um denso “caldo” dentro do balaio político. Então, vamos lá.

ERIBERTO MEDEIROS (PTC) – Obteve exatos 1000 votos em Serra Talhada, tendo ao seu lado o fiel escudeiro e vereador Antonio Rodrigues, principal responsável pelo desempenho eleitoral. Em seis meses, Eriberto nunca fez um pronunciamento em defesa da cidade. Durante este período ingressou com apenas um, repetimos, um Projeto de Lei (310/2011), que cria o município de Ameixas – que foi desmembrado de Cumaru (PE).

O deputado não apresentou um requerimento sequer e teve aprovada 5 indicações. Uma delas, solicitando a liberação de sementes para Serra Talhada. Indicações são pedidos feitos ao governador e secretários de governo, que não possuem força de lei. Votou a favor da “PEC DA ETERNIDADE”, que garante o quarto mandato para o deputado Guilherme Uchoa (PDT) como presidente da Assembléia Legislativa de Pernambuco (ALEPE).

RODRIGO NOVAES (PTC) – Jovem de 30 anos, foi eleito com 27.328 votos. Quase 600 foram conquistados em Serra Talhada. Durante o semestre apresentou cinco projetos de lei. Nenhum beneficia Serra Talhada. Um dos projetos coloca a Missa do Vaqueiro de Floresta no calendário turístico de Pernambuco. Um outro, de grande relevância, disciplina a criação de animais de grande porte as margens das rodovias estaduais.

Conseguiu aprovar um número recorde de indicações: 65. Entretanto, nenhuma cobra benefícios para Serra Talhada. O deputado florestano foi destaque na ALEPE quando defendeu a instalação de uma Usina Atômica em Itacuruba. Aliás, é um dos que sonham com este projeto. Também votou a favor da PEC DA ETERNIDADE.