Foto: Assessoria

O deputado pelo Avante, Waldemar Oliveira, fez questão de participar da posse do novo gestor da Sudene, Danilo Cabral e prestar compromisso de parceria entre o seu mandato na Câmara e a autarquia que pode fazer muito pelo Nordeste.

Waldemar destacou alguns setores que apresentam potencial de crescimento na região,

“Temos a fruticultura irrigada e vitivinicultura, no Vale do São Francisco; o polo de confecções que é um diferencial da região nordestina, tendo como destaque o estado de Pernambuco, que possui o segundo maior polo do Brasil, como ênfase à região do agreste. E agora a produção de energias renováveis e a indústria de equipamentos relacionados a esse setor, que devem ser lembradas como um grande diferencial, já que o Nordeste possui uma capacidade de produção maior que a do Brasil. Tudo isso gera grande desenvolvimento social na nossa Região.” Destacou o deputado.

A frente da Sudene, Danilo Cabral coordenará as ações da autarquia com reflexos em mais de dois mil municípios. Para promoção do desenvolvimento sustentável desta área, que compreende todo o Nordeste e parte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a Lei Complementar 125/2007, aponta como principais instrumentos da instituição o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE), os fundos regionais FNE e FDNE, além de outros mecanismos financeiros, como a administração de incentivos fiscais.

Somente considerando as linhas de financiamento oferecidas e administradas pela Sudene, são mais de R$ 35 bilhões em crédito para estimular empreendimentos produtivos desde o micro ao grande investidor. Já o plano regional – principal item de pauta da 31ª reunião do Conselho Deliberativo da Sudene – destaca as estratégias de atuação territorial da autarquia, indicando políticas e projetos para fortalecer as vocações econômicas da área da Sudene e mitigar os desafios sociais que ainda persistem na reunião.

A posse do superintendente da Sudene foi prestigiada por diversos representantes dos poderes executivo e legislativo federal, estadual e municipal, além de Waldemar Oliveira estiveram presentes os ministros André de Paula (Pesca e Aquicultura) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), os senadores por Pernambuco Humberto Costa e Teresa Leitão, além dos governadores João Azevedo (Paraíba), Fátima Bezerra (Rio Grande do Norte), a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause, o prefeito do Recife João Campos e o presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara.