Quem diria… O eleitor que foi até à Câmara de Vereadores de Serra Talhada, na manhã dessa segunda-feira (18), durante evento com o ministro Fernando Bezerra Coelho, foi testemunha de uma cena rara, jamais vista na história política da Capital do Xaxado. Mas que agora aconteceu. Durante discurso, o deputado Inocêncio Oliveira elogiou diversas vezes o deputado Augusto César, para surpresa de muita gente. Inocêncio fez questão de ressaltar que nunca perseguiu Augusto.

“Vossa excelência sabe que nunca persegui o senhor politicamente. Nunca pedi a vereador da minha base para votar contra as suas contas”, se preocupou em dizer o cacique, complementando: “o deputado Augusto César é um político que está pensando grande e pensando numa Serra Talhada do futuro”. Isso mostra de fato, que ambos estão com o discurso afinado quanto a candidatura de Sebastião Oliveira.

RETROVISOR DA HISTÓRIA

Entretanto, olhando pelo retrovisor da história, a relação entre Augusto e Inocêncio nunca foi amistosa. No período em que governou Serra Talhada (1993-1996), César sofreu uma verdadeira “perseguição” por parte do republicano, que chegou a brecar verbas do Governo Federal para não beneficiar a administração do petebista.

Do outro lado, Augusto foi um dos responsáveis pela prisão de 17 militantes do antigo PFL, numa eleição histórica de Serra Talhada, quando estourou o clássico escândalo do dinheiro no pão, distribuido pelos partidários de Inocêncio um dia antes das eleições como moeda de troca de votos. Agora, parece que isso tudo são águas passadas. Mas estão nos anais da história e na lembrança dos eleitores.