sebastião

Atualizado às 18h50 desta sexta-feira (18)

Pondo um fim numa discussão que gerou bastante polêmica em Serra Talhada durante toda esta semana, o secretário de Transportes do Estado, Sebastião Oliveira, anunciou que a Capital do Xaxado terá um IML (Instituto Médico Legal) e um SVO (Serviço de Verificação de Óbitos) dentro da estrutura do Hospital Geral do Sertão. O projeto da unidade de saúde é uma garantia de campanha do governador Paulo Câmara (PSB) para o município. Falando à rádio Líder do Vale FM, nesta sexta-feira (18), o secretário foi bastante enfático ao afirmar que, a partir dessa garantia, a população pode encarar o debate sobre o IML na cidade como uma discussão vencida.

“Serra Talhada terá um Hospital Geral do Sertão. E um hospital desse porte vai contemplar um IML, bem como um Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). Então essa questão da discussão do IML é uma discussão vencida, porque não é a Secretaria de Defesa Social quem vai construir um IML, como fez em Salgueiro e provavelmente vai construir em Ouricuri. Uma unidade desse porte do hospital tem que ter no projeto essas duas estruturas, um IML e um SVO, funcionando dentro dele. Então é necessário que a população cobre, mas é necessário também que a gente informe isso”, garantiu Sebastião, concluindo:

“Serra terá um hospital de trauma para atender e evitar que enviemos os nossos pacientes em ambulâncias para Caruaru e Recife. Foi bom esse questionamento porque me dá a oportunidade de anunciar para a população de Serra Talhada que o IML e o Serviço de Verificação de Óbitos serão contemplados dentro dessa estrutura do Hospital Geral do Sertão.”

FIQUE POR DENTRO

As verbas para construção do Hospital Geral do Sertão já estão sendo alocadas contando, inclusive, com emendas de políticos e previsão de repasses dos governos federal e estadual. Em agosto deste ano, Sebastião anunciou que conseguiu alocar R$ 1 milhão para ser investido na elaboração do projeto básico do hospital, após conversar com o seu suplente na Câmara Federal, o deputado Fernando Monteiro (veja). Ainda, conforme Oliveira, a licitação para construção do hospital acontece já em 2016, com previsão de início das obras em 2017 e inauguração em 2018.