Foto: Max Rodrigues/Farol

Publicado às 13h55 desta quarta-feira (6)

Seis bebês, sendo cinco deles na faixa etária abaixo de 1 ano, deram entrada na pediatria do Hospam, na noite dessa terça-feira (5), em Serra Talhada, apresentando os mesmos sintomas: diarreia e vômito. O Farol foi procurado pelo pai de uma das crianças que demonstrou muita preocupação.

Geomar é pai de uma das bebês

Para Geomar de Souza, 29 anos, a crise que afetou sua filha de 11 meses ocorreu após ela deixar a creche São João Batista, no bairro Ipsep. Ele disse que suspeita de intoxicação alimentar.

“Minha filha começou a vomitar e a apresentar diarreia depois das 17h, depois que ela saiu da creche. Como os sintomas não paravam, fomos até o Hospam. Chegando, já tinham mais cinco bebezinhos da mesma creche também internados. Hoje eu fui na creche para conversar com a direção e saber se existe algum produto vencido por lá. Estamos muito preocupados”, relatou Geomar.

Veja também:   Vereador diz que Márcia só quer usar Sebastião por Marília

O QUE DIZ O HOSPAM

O Farol entrou em contato com o Hospam para saber o estado de saúde dos bebês. De acordo com informações coletadas junto à recepção pediátrica, as crianças continuam em observação e sendo medicadas.

Diretor do Hospam, João Antônio

Ainda não há confirmação de que os sintomas foram causados por intoxicação alimentar.

A reportagem também conversou, por telefone, com o diretor do Hospam, João Antônio, que garantiu que os bebês estão se recuperando bem.

O QUE DIZ A CRECHE

Em conversa com a reportagem, a creche São João Batista – por meio da servidora Débora Cristina, 35 anos – assegurou que em todos os casos, os pais das crianças apresentam durante a matrícula dados sobre eventuais fatores alérgicos dos filhos, especialmente, envolvendo alimentos.

Veja também:   Márcia entrega 1ª etapa do mercado público nesta 2ª

Segundo ela, após saberem da internação dos bebês, a direção da creche checou que os pais das seis crianças não apresentaram qualquer informação sobre possíveis intolerâncias. Ela revelou que nessa terça, foi oferecido cardápio com arroz e leite aos pequeninos.

“Por estes formulários, sabemos todas as crianças que têm aqui qualquer tipo de intolerância a certos alimentos. Em 10 anos, nunca houve isso aqui na creche. A gente sempre pergunta, no ato da matrícula o que elas podem ou não podem comer”, disse Débora Cristina.

A servidora acrescentou que a Vigilância Sanitária esteve na creche São João Batista nesta manhã verificando a validade de todos os produtos e não teria encontrado qualquer alimento fora do prazo de vencimento.

Secretário Aron Lourenço

O QUE DIZ A PREFEITURA

Falando ao Farol em nome da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica, o secretário executivo de Saúde de Serra Talhada, Aron Lourenço, informou que equipes iniciaram investigação detalhada para saber o que teria desencadeado os mesmos sintomas nos bebês.

Veja também:   Filho ameaça matar o pai em ST e em seguida faz ataque contra carro

Aron explicou que, além da análise de alimentos e das fezes das crianças, foi iniciada uma investigação também para saber a qualidade da água oferecida.

“Já iniciamos a investigação para tentar fazer o rastreamento sobre o que poderia ter causado isso, tentar saber o que foi comum ao cardápio dessas crianças nas últimas 48h antes do surgimento dos primeiros sintomas”, garantiu.