Jazz Band durante apresentação no CIST

Publicado às 05h13 deste domingo (6)

No final da década de 1930 surgiu em Serra Talhada a Jazz Band, um grupo musical que fez história e deixou um legado musical ainda pouco explorado. A Jazz Band foi composta por vários músicos importantes, a exemplo do internacionalmente conhecido Moacir Santos, Edésio, Nogueira e o maestro Luiz Benjamim, um dos autores do hino de Serra Talhada.

Não se sabe ao certo quando o grupo foi fundado, nem tão pouco quando acabou, além de se saber muito pouco sobre a vida de vários integrantes da banda e os instrumentos que tocavam. No entanto, o papel da Band Jazz Serra Talhada como sendo uma das pioneiras do gênero no interior do estado deve ser valorizada e enaltecida.

Uma prova da importância da banda está no registro feito pelo Jornal Pequeno, que em 19 de fevereiro de 1941, destacava a apresentação da Jazz Band no carnaval do Recife. Em uma época sem redes sociais, não se tinha ainda as viagens de trem ou até mesmo a BR-232 não passava de uma estrada de terra, um show do grupo naquele momento acaba se tornando um fato fabuloso. Vale salientar que existem vários registros jornalísticos de apresentações da Jazz Band Serra Talhada em solenidades públicas e em vários clubes de diferentes cidades da região Nordeste.

Faz-se necessário construir um Museu da Imagem e do Som para que histórias com as da Jazz Band e de seus respectivos músicos, e de tantos outros artistas que elevaram o nome da cidade não se percam. Cuidar da memória de um povo não é só um dever com o presente e o passado, é uma obrigação com a formação das futuras gerações!

Jazz Band nos anos 1950