DSC_0136

Fotos: Farol de Notícias / Alejandro García

A vacinação contra a gripe Influenza A/ H1N1 começou nesta segunda-feira (25) em 22 salas de vacinação em Serra Talhada. O dia ‘D’ de imunização será apenas neste sábado (30), a partir das 7h30, para os grupos de risco, o que corresponde a cerca de 19 mil serra-talhadenses. Em conversa com o FAROL DE NOTÍCIAS, a coordenadora do Programa Nacional de Imunização no município, Cibelly Brandão, afirmou que cada USF e UBS da cidade receberá 100 doses para vacinação contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

DSC_0149De acordo com Cibelly Brandão, o município recebeu em torno de 4.700 doses para vacinação de profissionais de saúde e a população, destas quase 3 mil foram encaminhadas para os postos de saúde. “Apenas aqui no Centro Municipal de Saúde (CMS) nós já vacinamos cerca de 1.023 profissionais de saúde, na semana passada. E ontem iniciamos a vacinação do grupo de risco em 22 salas de vacinação. No dia 5 de maio iremos vacinar a população carcerária e os profissionais que os atendem. E do dia 3 a 24 de maio estaremos na zona rural da cidade”.

A coordenadora lembrou que o grupo de vulnerabilidade é formado por crianças de seis meses até cinco anos; população indígena; gestantes; mulheres em puerpério (até 45 dias de pós-parto); profissionais de saúde; idosos acima de 60 anos; pessoas de 5 a 59 anos que tenham algumas doenças: portador de HIV, diabéticos, hipertensos e cardiopatas. Além de pessoas alérgicas a ovo, pessoas que usam ou usaram há até 15 dias remédios a base de corticoide, pessoas diagnosticadas ou com suspeita da Síndrome de Guillain-Barré não poderão se vacinar.

VACINAÇÃO NA REGIÃO

A reportagem do FAROL também conversou com a diretora da XI Geres, dra. Karla Millene Cantarelli, que informou que nos dez municípios que integram a regional, cerca de 100 mil pessoas deverão receber a vacina. “Na regional temos uma população de cerca de 100 mil pessoas que deveriam ser imunizadas, mas seguindo a orientação do Ministério da Saúde devemos atender no mínimo 80%, em cada cidade. Receberemos até sexta-feira 50% das 80 mil doses destinadas para o dia ‘D’ nas cidades e depois receberemos mais”, detalhou a gestora.

DSC_0121