Publicado às 18h10 desta quarta (5)

O prefeito Luciano Duque disse, nesta quarta-feira (5), que a Celpe está descumprindo uma decisão judicial a qual determina que a responsabilidade pela manutenção do parque de iluminação pública de Serra Talhada é da empresa e não do poder municipal.

O gestor, em entrevista de rádio, adiantou que esteve em Recife para tentar firmar uma acordo de cooperação com a empresa, para que ela cumpra o que a Justiça determina – recuperando todas as luminárias danificadas na cidade – para que, depois dessa etapa, a prefeitura assuma, definitivamente, o projeto de manutenção e melhoramento de todo parque luminotécnico do município.

“Tratamos nesta reunião sobre a forma como a Celpe tem lidado com a decisão judicial, onde quando o consumidor liga para a Celpe, [a empresa] diz: vá para a prefeitura que o problema é da prefeitura quando não é. Ou seja, isso enseja um descumprimento de uma decisão judicial. Então eles ficaram de rever isso. E aí o município tem boa vontade de resolver o problema, nós nos propusemos a assumir o parque de iluminação. Fizemos uma proposta. Pra semana que vem aguardamos que a Celpe sinalize para esse entendimento, na medida que a Celpe sinalize que vai deixar todas as luminárias acesas que estão queimadas e aceite um plano de eficientização que a gente está com ele planejado com crédito aprovado no Banco do Brasil”, detalhou Luciano Duque, acrescentando:

Prefeito Luciano Duque

“A gente vai partir para uma modernização do parque [da cidade] com iluminação de LED. Isso já vem ocorrendo em prédios públicos e praças. Eu creio que nós vamos encontrar um consenso, visto que não creio que a empresa Celpe vá permanecer com uma falha tão grave, onde está descumprindo uma decisão judicial, deixando a população no escuro quando a mesma população paga para ter o parque luminotécnico funcionando. A Celpe está cobrando por um serviço que não está executando. É algo muito grave o que está acontecendo”.

Luciano justificou, apesar do tom, que não quer causar um embate entre prefeitura e Celpe, mas encontrar um consenso. “Por isso fomos à Recife com um relatório substanciado onde mostramos esses equívocos, onde a Celpe se nega a atender [a população] dizendo que o problema é do município. Onde a gente mostra [no relatório] todos os postes que estão apagados em Serra Talhada e que a Celpe, há três ou quatro meses não está corrigindo. Ou seja, está cobrando um serviço que não está executando e desobedecendo uma decisão judicial. Nós voltamos animados com essa conversa e creio que a gente vai construir definitivamente uma solução, porque o grande perdedor nessa queda de braço é a população”, alertou Luciano, assegurando:

“Já temos um projeto de eficientização que a gente vai substituir boa parte do parque por iluminação de LED. E ao mesmo tempo estamos com processo em andamento para contratação de uma empresa pra fazer a substituição de algumas luminárias depois que a gente assumir o parque, porque a Celpe vai ter que nos entregar tudo acesso, tudo funcionando. E a partir do momento que a gente assumir, possivelmente isso deva durar o período de 3 meses essa transição, aí sim a responsabilidade será do município e vamos fazer essa substituição já por [lâmpadas] de LED”.

FIQUE POR DENTRO

Um projeto do governo foi aprovado na semana passada na Câmara Municipal solicitando o crédito de até R$ 1 milhão para substituição do parque de iluminação da cidade, bem como a aquisição de câmeras de segurança para instalação nas principais vias de Serra Talhada.

Há muito tempo que a população é a maior prejudicada nesta briga de responsabilidades entre prefeitura e Celpe. Durante a entrevista de rádio, o prefeito estimou que – até que a Celpe cumpra com o que deve e a prefeitura comece a instalar lâmpadas novas de LED em todos os postes da cidade – essa transição dure um período de três meses.