A evento de lançamento da 232ª Festa de Nossa Senhora da Penha ocorreu na manhã dessa quarta-feira (10),  no auditório do Colégio Imaculada Conceição (CIC), para anunciar a programação religiosa da Festa da Penha. O evento acontecerá do dia 29 de agosto a 8 de setembro. O último dia será marcado com o show da banda Anjos de Resgate. 

Estiveram presentes, a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado; o vereador China Menezes, representando a câmara de vereadores; a gestora do CIC, irmã Luzinete Amorim; o presidente da CDL, Maurício Melo; a representante do Conselho da Paróquia Nossa Senhora da Penha, Lia Aragão; o pároco, Padre Josenildo Nunes; o vigário paroquial, Padre Américo Leite e o Diácono Rogério Cavalcante. 

Foto: Celso Garcia/Farol de Notícias

O Farol de Notícias entrevistou a prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado, que comentou sobre o seu sentimento em relação à programação do evento religioso.

“A gente enfrentou a pandemia. Essa festa tem todo um significado religioso, não é apenas a Festa de Setembro, mas é a festa da nossa Padroeira Nossa Senhora da Penha. Com muita alegria a gente retorna com público, atrações, trio elétrico, que vai ter no dia da juventude. Eu fiquei muito feliz porque também pensaram no dia das crianças. Terá um dia voltado para todas as crianças. Isso ergue as nossas esperanças, mostra que a gente tem que confiar em Deus, e principalmente quando o Pe. Américo falou: ‘Fazer tudo com amor’, por isso eu tenho certeza que será um sucesso. É uma das maiores procissões do estado de Pernambuco. A gente vê a quantidade de público que vem assistir, para renovar as suas esperanças, sua fé em Deus e em Nossa Senhora”.

TEMA DA FESTA RELIGIOSA

O tema da festa foi informado pelo padre Josenildo: “Maria mãe e discípula eucarística”. Durante a reunião o pároco reiterou a importância da festa para o comércio de Serra Talhada. Foram apresentados, também, os produtos que estarão na Barraca da Paróquia, durante os dias da Festa. Foi salientado, ainda, que o valor adquirido com a venda dos produtos, dos alimentos e donativos arrecadados serão destinados para o Abrigo Ana Ribeiro, o centro de recuperação Dom Francisco de Mesquita e as famílias carentes.

“A festa de Nossa Senhora da Penha é a maior festa de padroeira da nossa região. Ela congrega um número de fiéis incalculáveis. Durante dois anos nós estivemos  impedidos de realizar esta festa, por conta da pandemia. Tristeza muito grande no coração de muita gente, uma tristeza imensa celebrar a Festa da Padroeira sem a presença dos fiéis. Graças a Deus! Superando praticamente 100% a pandemia, a expectativa é que este ano os fiéis retornem com alegria, com esperança para renovar a sua devoção e a sua fé durante o período das festividades em honra a Nossa Senhora da Penha, que é mãe de Jesus e também nossa mãe. Tenho certeza que será uma festa grandiosa e bonita, porque os fiéis estão com o coração sedento de poder experimentar e vivenciar esse período tão importante para a fé, para a cultura e para o comércio da nossa cidade”, relatou o pároco, o padre Josenildo.

Foto: Celso Garcia/Farol de Notícias

Veja a programação completa:

Segunda-feira  (29) – Hasteamento da Bandeira

18h – Terço e Procissão da Bandeira – Saída da residência de Sebastião José de Lucimar Cecília – Na rua Manoel Tomé de Souza, Nº 43, Bairro São Cristóvão;

19h – Eucarística, Pe. George Lourenço, MSF – Lançamento do Livro: O trajeto da Penha, de Icaro Fernando Diniz.

 

Terça-feira (30) – Noite das Famílias

ECC, Pastoral Familiar, Pastoral do Batismo e Matrimônio.

19h – Novena e Eucarística, Pe. Gilvan Bezerra de Lima

 

Quarta-feira (31) – Noite dos Discípulos MIssionários da Paróquia

19h – Novena e Eucarística, Pe. José Ailton Costa da Silva

 

Quinta-feira (01) – Noite dos Servidores Públicos 

Servidores públicos municipais, Estaduais e Federais 

19h – Novena e Eucarística, Pe. Jorge Adjan da Silva Leite

 

Sexta-feira (02) – Noite dos Profissionais Liberais 

Contadores, médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, assistentes sociais, advogados, engenheiros, arquitetos

19h – Novena e Eucarística, Pe. Erinaldo Sultério de Moraes

 

Sábado (03) – Noite das Comunidades Rurais 

19h – Novena e Eucarística, Pe. Miguel Nunes Neto

 

Domingo (04) – Noite da Juventude

9h – Eucarística;

15h – Romaria da Juventude;

19h – Novena e Eucarística, Pe. Américo Leite de Sá Neto.

 

Segunda-feira (05) – Noite dos Comerciantes e Comerciários

Comerciantes, comerciários, sistema S, SIMDCOM e CDL.

19h – Novena e Eucarística, Pe. Claudivan Siqueira Santos.

 

Terça-feira (06) – Noite das Crianças 

Catequese, Infância Missionária e Colégio da Imaculada Conceição

19h – Novena e Eucarística, Pe. Wanderson Eduardo do Amaral Leite

 

Quarta-feira (07) – Noite dos Filhos Residentes em outras Cidades.

19h – Novena e Eucarística, Pe. Edilberto Brasil Aparecido de Sá.

 

Quinta-feira (08) – Festa da Natividade de Nossa Senhora da Penha 

9h – Eucaristia Solene, Dom Egídio Bisol;

17h – Procissão Pelas Principais Ruas da Cidade;

18h – Acolhida da procissão: Pe. Luizinho Marques;

Missa de Encerramento da Festa com Dom Egídio Bisol.

Acompanhe o Percurso da Procissão 2022:

  1. Praça Barão do Pajeú
  2. Rua Joca Magalhães 
  3. Rua Enock Ignácio de Oliveira
  4. Avenida Afonso Magalhães
  5. Rua Monsenhor Pinto de Campos
  6. Avenida Miguel Nunes de Souza 
  7. Rua Manoel Pereira da Silva
  8. Praça Barão do Pajeú