Da Revista Fórum

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 78 pessoas concorreram nas eleições deste ano usando o sobrenome “Bolsonaro” na urna. Contudo, apenas uma delas conseguiu ser eleita, o que ajuda a confirmar a derrota do bolsonarismo na disputa deste ano.

Entre os 78 candidatos, três concorreram ao cargo de prefeito, dois ao de vice-prefeito e 73 de vereador. Segundo informações do G1, o partido em que isso mais ocorreu foi o PSL, com 16 nomes, seguido pelo Patriota, com 10, e o Republicanos, com 8.

O único “Bolsonaro” eleito foi o filho do presidente, Carlos Bolsonaro (Republicanos), que disputou a reeleição para a Câmara do Rio de Janeiro. Os 71 mil votos que recebeu no pleito, no entanto, é muito inferior aos 106 mil obtidos em 2016, apesar de todo o apoio que recebeu do pai na campanha de 2020.

A ex-esposa do presidente, Rogéria, foi uma das que ficou sem mandato – ela obteve apenas 2.034 votos. Além dela, apenas nove dos 45 candidatos a vereadores apoiados formalmente por Bolsonaro se elegeram. Na disputa pela prefeitura, nove de 13 saíram derrotados.

Putin diz que Evo Morales sofreu “golpe” e manda recado a Bolsonaro e Trump
“Seu merda. Cuidado!”, diz primeira-dama Michelle Bolsonaro ao primo nas redes sociais

Jair Bolsonaro chegou a deletar uma publicação de seu perfil no Facebook em que pedia votos para candidatos a prefeito aliados, como Celso Russomanno, em São Paulo, e Marcelo Crivella, no Rio de Janeiro. A publicação havia sido feita no sábado (14), véspera das eleições municipais.