MANOELNesta terça-feira (19) será celebrado um ano de morte do primeiro agricultor familiar a assumir um assento na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), Manoel Santos. Em sua homenagem será inaugurado um instituto que receberá o seu nome, com a iniciativa de preservar a memória e os ideais do homem que ficou conhecido nacionalmente como um dos maiores lideres do Movimento Sindical Rural de Pernambuco. A cerimônia acontecerá na rua Gervásio Pires, 876 A, bairro Boa Vista, em Recife, a partir das 10 horas.

Lideranças sindicais e políticas de todo o estado foram convidadas para o evento e cerca de 300 pessoas são aguardadas. O Instituto Manoel Santos (IMS) terá a missão de contribuir com o desenvolvimento rural sustentável e solidário do campo e da cidade. Olhando para as populações excluídas, promovendo a formação, o apoio e a proposição de políticas públicas e sociais; geração e distribuição de oportunidades e ampliação do exercício de cidadania, numa perspectiva de equidade e justiça social.

Assembleia de Fundação

Representantes do Movimento Sindical Rural das três regiões do estado aprovaram por unanimidade o Estatuto Social do IMS, em assembleia ordinária realizada no dia 7 de abril, formada também por de movimentos sociais e instituições parceiras. O dia não foi escolhido por acaso, pois se vivo estivesse, o ex-deputado estadual completaria, naquele dia, 64 anos. Manoel José dos Santos, era natural de Serra Talhada, foi presidente da Fetape e a Contag. ‘Mané Santos’, como era conhecido, esteve na Alepe por dois mandatos consecutivos.

Farol com informações da Assessoria