Nesta quinta-feira (1/7), o presidente nacional do Avante e presidente da Comissão Especial da Reforma Política na Câmara dos Deputados, Luis Tibé, e o deputado André Janones, fenômeno de engajamento nas redes sociais e vice-líder da legenda na Câmara, cumprem agenda no Recife (PE). Dentre os compromissos, estão a reunião com o governador do Estado, Paulo Câmara, e reunião com lideranças políticas da sigla em Pernambuco.

Para tratar da Reforma Política e de outros assuntos pertinentes ao partido, o deputado federal e líder do Avante na Câmara, Sebastião Oliveira, e o presidente do Avante Pernambuco, Waldemar Oliveira, promoverão uma coletiva de imprensa, às 11h, no Recife Praia Hotel, em Boa Viagem.

O deputado Tibé tem ouvido as lideranças políticas do País para que a comissão tenha maior assertividade nas propostas que serão apresentadas. Os trabalhos começaram no último dia 4 de maio e os deputados que compõem o grupo que analisa as propostas de reforma já realizaram audiências públicas voltadas paras os temas: sistemas eleitorais, participação feminina e grupos minoritários, democracia participativa e formas de controle dos mandatos, mandatos coletivos e candidaturas individuais. A expectativa é de que a relatoria dos trabalhos seja concluída em julho.

Veja também:   'Gilson Malassombro' é morto a tiros nesta 5ª no Sertão do Pajeú

AVANTE

O Avante saiu do pleito eleitoral de 2018 como uma das 21 siglas que atingiram a chamada cláusula de barreira. Com mais de 1,8 milhão de votos, o partido elegeu oito deputados federais e 16 estaduais. Em 2020, alcançou uma marca histórica, saltando de 12 para 82 prefeituras conquistadas, o que significa aumento de 683%. Em todo o Brasil, foram eleitos 1.073 vereadores.

Em 2020, em Pernambuco, o Avante saiu de zero para o comando de dez prefeituras, além disso, o partido elegeu cinco vice-prefeitos e 112 vereadores, sendo dois deles da capital Recife.