Fotos: Licca Lima/Reprodução

Completando 62 anos de emancipação política, a cidade de Betânia, no Sertão do Moxotó, realizou uma bonita comemoração nessa terça-feira (19). A equipe de reportagem do Farol de Notícias acompanhou a celebração que teve inicio às 6h com o hasteamento da bandeira.

Durante o dia houve a realização de atividades físicas como ciclismo, atletismo, trilha e corrida. Além disso, dois estandes das secretarias municipais de Saúde e Agricultura, com atendimento psicológico gratuito e amostra de produtos de apicultores do município de Ibimirim-PE.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol pelo Instagram (clique aqui)

HORA DO BOLO E MINI-MARATONA

O prefeito Mário Flores, acompanhado da primeira-dama Simone Flor e da Secretária de Saúde e pré-candidata a prefeito, Aline Araújo comandaram os parabéns e cortaram o bolo de comemoração.

“Um dia muito especial. 62 anos de nossa querida e amada Betânia que a gente preparou com todo carinho para os betanienses para os que vieram de outras cidades. A gente sempre vem fazendo muito por Betânia. Investindo nas diversas áreas para entregar um serviço de qualidade para nosso povo. Só aqui temos 3 milhões de reais investidos em obras asfálticas, que também foram realizadas no distrito de São Caetano de Betânia.  Adquirimos ônibus escolares, ambulâncias, praças nas comunidades. São muitas realizações que deixam a gente feliz. Estamos cumprindo bem o papel que o povo confiou a gente” contou o prefeito Mário Flor.

A secretária de saúde Aline Araújo parabenizou o povo betaniense por mais um ano de emancipação e  contou a nossa reportagem sobre a realização da mini-maratona com os pacientes acompanhados pela equipe municipal de fisioterapia do município.

Receba as manchetes do Farol em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

“Hoje a Saúde esta aqui com serviços de fisioterapia como vocês viram, então é muito especial este dia para gente. Os profissionais estão aqui prestando um serviço incrível para o povo. Desde o ano passado que a gente vem colocando a terapia na praça. E esta é a primeira caminhada de iniciativa dos nossos pacientes do Polo de Betânia. Ano que vem pretendemos juntar todos os polos. É uma ação para incentivar e mostrar a superação dos nosso pacientes”, explicou Aline.

A ÁRVORE DO ACOLHIMENTO

No meio da festividade, dos barulhos e da comemoração, uma pequena árvore abrigando uma gaiola de portas abertas chamava atenção do público.

Em conversa com a idealizadora da proposta, a psicóloga e coordenadora de Saúde Mental do município, Evelyn Lopes, a Reportagem do Farol descobriu que se tratava da Árvore do Acolhimento.

Uma espécie arbórea carregada de mensagens de acolhimento e empatia e qualquer pessoa poderia abrir uma de suas “folhas” e colher uma palavra de afeto.

“A gaiola representa o nosso medo da liberdade, pois mesmo estando de portas abertas, nos faz ter medo e insegurança de levantar voo. E a arvore mesmo sem flores, frutos ou folhagem, possui uma raiz forte que quando cuidada voltará a florescer. Nós também temos estas fases. A ideia é trazer frases de acolhimento, de motivação para que as pessoas possam entender  o que carregam dentro de si e os muros que elas próprias criam, mas podem derrubar com encorajamento e a saúde mental em dias”, finalizou a psicóloga.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol pelo Instagram (clique aqui)

CONFIRA MAIS FOTOS