Publicado às 10h10 desta quinta-feira (16)

Após a onda de furtos em contas da agência da Caixa Econômica Federal (CEF) de Serra Talhada, a Assessoria de Comunicação enviou nota à redação do Farol, informando que todas as medidas de investigação foram tomadas para punir os suspeitos, inclusive, com a ação da Polícia Federal.

Ontem (quarta-feira), uma agricultora teve o seu benefício do Auxílio Brasil sacado, e procurou nossa redação (leia aqui). A seguir, a Caixa faz esclarecimentos. Leia a nota abaixo.

NOTA DA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

A CAIXA informa que monitora seus produtos e serviços e atua conjuntamente com a Polícia Federal e demais órgãos de segurança pública na identificação e investigação de casos suspeitos e na prevenção a fraudes e golpes.

O banco esclarece que pedidos de contestação podem ser realizados em qualquer agência da CAIXA. Para isso, o cliente precisa comparecer a uma das unidades, portando CPF e documento de identificação. Em relação ao caso citado, a cliente realizou o pedido de contestação em (15/12) na agência. Em respeito ao sigilo bancário, o resultado será informado diretamente à cliente.

A CAIXA orienta que os cidadãos utilizem única e exclusivamente seus canais oficiais para buscar informações e acesso aos serviços, jamais compartilhando dados pessoais, usuário de login e senha. Senhas e cartões são pessoais e intransferíveis. O banco orienta ainda que os clientes não aceitem ajuda de terceiros nas salas de autoatendimento.

O banco reforça os principais cuidados que devem ser observados: Não forneça senhas ou outros dados de acesso em sites ou aplicativos não oficiais, bem como em ligações telefônicas. Links suspeitos podem levar à instalação de programas espiões, que podem ficar ocultos no celular ou computador, coletando informações de navegação e dados do usuário. Utilizar sempre navegadores e softwares de antivírus atualizados.

A Caixa jamais solicita senha e assinatura eletrônica numa mesma página, sendo a assinatura digitada somente por meio da imagem do teclado virtual. A Caixa não envia SMS com link e só envia e-mails se o cliente autorizar. A Caixa não solicita ao cliente o desbloqueio ou cadastramento de novos dispositivos móveis (celulares).

O banco disponibiliza orientações de segurança em seu portal da internet (www.caixa.gov.br/seguranca).

Mais informações sobre a CAIXA podem ser consultadas nas redes sociais do banco:

twitter.com/caixa

www.facebook.com/caixa

www.instagram.com/caixa

www.youtube.com/canalcaixa

Atenciosamente,

Assessoria de Imprensa da CAIXA
caixa.gov.br/caixanoticias | @caixa | [email protected]