Carlos Evandro diz que ST já deveria ter feito 'lockdown'Publicado às 15h deste sábado (6)

Preocupado com a curva de ascensão da covid-19 em Serra Talhada, o ex-prefeito Carlos Evandro disse que – se fosse o prefeito Luciano Duque – já teria decretado ‘lockdown’. Esse é um termo para designar uma versão mais rígida do distanciamento social quando a recomendação de não sair de casa se torna obrigatória, significando um bloqueio total.

Falando ao Programa Farol de Notícias, na rádio Vilabela FM, neste sábado (6), Evandro disse que entende o lado do comércio e a questão do desemprego, mas a experiência em outras localidades da reabertura de atividades econômicas deu errado – em sua análise – quando a curva de contágio estava em franca subida.

Continua depois da publicidade

“Eu aqui nem falo como cidadão, eu falo como médico, eu faria logo um lockdown imediato. Sem sombra de dúvida, a gente sabe da importância do comércio, da questão do desemprego, mas estamos num momento, meu amigo, de pensar em vidas. E tá assim [com 177 casos e 5 mortes] por enquanto. Não é que estou torcendo contra não, Deus me livre, eu quero que acabe logo isso”, disse Evandro, alertando:

“Mas temos que ter um senso de responsabilidade como gestor de pensar na maioria, isso não é brincadeira não, é estatístico. Países e estados, você vê o Maranhão, que afrouxaram [no isolamento] e a curva [de contágio] voltou a ascender… E nós estamos em plena ascendência. Serra Talhada ainda não está no pico ainda não. A gente tem o lado comercial, a questão do desemprego, mas eu seguiria a orientação científica, pensando primeiro na vida e na saúde do habitantes de Serra Talhada”.

CONFIRA OS NÚMEROS

No momento, Serra tem 177 confirmações da covid-19, 107 pacientes recuperados, 65 monitorados em isolamento domiciliar. Os casos descartados somam 1.046 e 15 aguardam resultados. A infestação por bairro se apresenta da seguinte maneira:

Cohab/Tancredo Neves (10), Bom Jesus (18), Cagep (5), Ipsep (28), Caxixola (2), São Cristóvão (20), Borborema (01), Vila Bela (08), Alto da Conceição (11), AABB/Várzea (36), Centro (20), Malhada Cortada/Baixa Renda (2), Universitário (01) e zona rural (15).

Leia mais

Quebra do isolamento fez crescer números da Covid

STTrans aplica 143 multas no combate ao covid

Em pleno avanço da covid-19, Centro de ST lotado

Estudo revela que Covid-19 cresce em ST a 9%/dia

AABB e Ipsep são os bairros mais infectados em ST