Publicado às 15h deste sábado (6)

Preocupado com a curva de ascensão da covid-19 em Serra Talhada, o ex-prefeito Carlos Evandro disse que – se fosse o prefeito Luciano Duque – já teria decretado ‘lockdown’. Esse é um termo para designar uma versão mais rígida do distanciamento social quando a recomendação de não sair de casa se torna obrigatória, significando um bloqueio total.

Falando ao Programa Farol de Notícias, na rádio Vilabela FM, neste sábado (6), Evandro disse que entende o lado do comércio e a questão do desemprego, mas a experiência em outras localidades da reabertura de atividades econômicas deu errado – em sua análise – quando a curva de contágio estava em franca subida.

“Eu aqui nem falo como cidadão, eu falo como médico, eu faria logo um lockdown imediato. Sem sombra de dúvida, a gente sabe da importância do comércio, da questão do desemprego, mas estamos num momento, meu amigo, de pensar em vidas. E tá assim [com 177 casos e 5 mortes] por enquanto. Não é que estou torcendo contra não, Deus me livre, eu quero que acabe logo isso”, disse Evandro, alertando:

“Mas temos que ter um senso de responsabilidade como gestor de pensar na maioria, isso não é brincadeira não, é estatístico. Países e estados, você vê o Maranhão, que afrouxaram [no isolamento] e a curva [de contágio] voltou a ascender… E nós estamos em plena ascendência. Serra Talhada ainda não está no pico ainda não. A gente tem o lado comercial, a questão do desemprego, mas eu seguiria a orientação científica, pensando primeiro na vida e na saúde do habitantes de Serra Talhada”.

CONFIRA OS NÚMEROS

No momento, Serra tem 177 confirmações da covid-19, 107 pacientes recuperados, 65 monitorados em isolamento domiciliar. Os casos descartados somam 1.046 e 15 aguardam resultados. A infestação por bairro se apresenta da seguinte maneira:

Cohab/Tancredo Neves (10), Bom Jesus (18), Cagep (5), Ipsep (28), Caxixola (2), São Cristóvão (20), Borborema (01), Vila Bela (08), Alto da Conceição (11), AABB/Várzea (36), Centro (20), Malhada Cortada/Baixa Renda (2), Universitário (01) e zona rural (15).

Leia mais

Quebra do isolamento fez crescer números da Covid

STTrans aplica 143 multas no combate ao covid

Em pleno avanço da covid-19, Centro de ST lotado

Estudo revela que Covid-19 cresce em ST a 9%/dia

AABB e Ipsep são os bairros mais infectados em ST