Publicado às 14h36 desta quarta-feira (15)

Fotos: Celso García/Farol

Informe Publicitário

O Centro Universitário Uniplan em Serra Talhada celebrou na noite da última sexta-feira (10) um dos momentos mais emblemáticos para a comunidade estudantil, especialmente junto aos cursos de saúde: a Cerimônia do Jaleco. O Farol foi convidado pela coordenadora geral do polo Uniplan em Serra Talhada, Gabrielle Keyla de Souza, para acompanhar o evento, realizado na Câmara de Vereadores, na região central da cidade. Alunos dos cursos de Educação Física, Fisioterapia e Enfermagem participaram da celebração.

Conforme a coordenadora Gabrielle Keyla, a entrega do jaleco é um marco simbólico para os estudantes e representa o ingresso deles no campo em que pretendem atuar. “Esse momento é de grande importância. Ele dá sentido simbolicamente a responsabilidade de assumir o curso e a profissão que eles estão escolhendo para o futuro. Para nós da Uniplan é uma satisfação poder trazer essa oportunidade para eles, que são calouros em sua maioria. Essa é a perspectiva em relação a esse momento, é um momento de celebração”, afirmou. Cerca de 100 alunos participaram. O evento contou com o momento do juramento do jaleco e palavras inspiradoras da coordenadora e dos professores.

Coordenadora geral da Uniplan, Gabrielle Keyla exaltou o simbolismo da cerimônia

Durante a cerimônia, um dos momentos mais especiais ocorreu quando os paraninfos vestiram o jaleco nos estudantes. A cerimônia acontece já no primeiro semestre do curso e é um ato convidativo aos futuros profissionais de saúde a começarem a pensar e agir como profissionais do setor. “O jaleco é um dos paramentos que precisa ser utilizado nas aulas práticas, para entrar nos laboratórios, tanto de enfermagem como no laboratório de anatomia, então é uma ferramenta primordial. Isso não somente quando o aluno estiver graduando, mas quando eles estiverem atuando”, enfatizou a coordenadora Gabrielle Keyla.

O QUE DIZEM OS ESTUDANTES?

A cerimônia na Câmara de Vereadores foi emocionante. A felicidade no rosto dos estudantes representou uma das marcas do evento. Cada um traz consigo uma história particular repleta de dificuldades, desafios e sonhos e acreditam na qualidade da Uniplan para ajudá-los a ingressar no mercado de trabalho. O Farol ouviu depoimentos de estudantes e professores sobre o que representa para eles a cerimônia do jaleco. Acompanhe:

Veja também:   Comerciante do do Pajeú morre após colisão na PE-320

Danielle Silva, curso de Enfermagem

“Esse evento é um sonho que estou realizando hoje, depois de 8 anos de formada como técnica de enfermagem, sou apaixonada por esta profissão. No meu caso é até um pouco complicado, porque eu já trabalho e tenho filho e sigo tentando. Na Uniplan os professores vêm sempre tentando nos incentivar, nos impulsionar porque não é fácil ser mãe, trabalhadora e ainda estudar. A gente vem tentando conciliar tudo isso e vem dando certo. Através da Uniplan eu espero crescer, crescer e sem uma boa profissional. A saúde precisa muito desse cuidado, não é só dinheiro, tem que ter amor”.

Janaína Nunes, estudante de Fisioterapia

“Eu estou muito animada não só para a cerimônia do jaleco, mas cursar fisioterapia. O curso é incrível. Superou muito as expectativas, eu já era encantada com a área, mas agora fiquei mais ainda depois do ingresso na Uniplan, é incrível, a estrutura é perfeita, os professores são compreensivos, a direção totalmente atenciosa, então, só tenho a agradecer. E essa cerimônia do jaleco é um momento único, porque representa não somente vestir o jaleco, mas a gente assumir a postura e o compromisso de cuidar de pessoas. É um passo muito grande”.

Wanessa Kauany, estudante de Educação Física

“Estou muito feliz, minhas expectativas são muitas com este curso, espero que continue assim, sendo maravilhoso como está sendo este curso. Eu sou de Floresta e viajo todos os dias de lá para Serra Talhada. Se torna às vezes cansativo, mas eu sempre venho com alegria, eu gosto muito de estudar na Uniplan e acho maravilhoso. Eu sempre gostei de Educação Física e por isso essa minha escolha”.

Manuela Alves, estudante do curso de Enfermagem

“Esse evento é muito emocionante, é indescritível a gente tentar traduzir a emoção de estar aqui todos reunidos, é um momento importante, único na vida, um momento de reflexão que justamente nos faz refletir sobre o cuidar de pessoas”.

Veja também:   UE promete ajuda a vários países diante da insegurança alimentar

 

A ESTRUTURA DA UNIPLAN

O Centro Universitário Uniplan é uma Instituição de ensino com sede no Distrito Federal e atuação em todo o Brasil. É considerada uma das maiores universidades do Brasil e parte de um dos maiores grupos educacionais brasileiros: o grupo Objetivo. Integra ainda o grupo Aqui você pode, com destacada atuação nacional. Hoje conta com mais de 90 unidades espalhadas em todo país. Aqui em Serra Talhada a instituição fará quatro anos. Atualmente, somando todos os cursos no polo Serra Talhada, a Uniplan se aproxima de 800 alunos.

“Hoje a Uniplan é a instituição que traz o melhor custo benefício para Serra Talhada e região. Nós temos alunos de Triunfo, de Calumbi, Betânia, Floresta, de Manaíra e Princesa Isabel na Paraíba, e conseguimos proporcionar a todos eles qualidade e preço, na modalidade semi-presencial, com aulas diárias de segunda a quinta. Então a estrutura é super centralizada, muito bem localizada, no colégio Imaculada Conceição, com salas climatizadas, com laboratórios próprio todo equipado de anatomia e laboratório de enfermagem”, enfatizou a Gabrielle Keyla.

O QUE DIZEM OS PROFESSORES?

Solange Ferraz, docente Uniplan, Educação Física

“Essa cerimônia do jaleco é importante, porque é como se fosse o fechamento de uma disciplina. Após a cerimônia os alunos começaram realmente os estágios e se sentem mais motivados em relação ao curso e por isso acho importante a instituição está celebrando dessa forma”.

Luana Ramos, docente Uniplan, Enfermagem

“É um satisfação muito grande está aqui nesse momento, estou muito feliz e realizada, é uma satisfação grande porque é um momento tão importante na vida deles, é um marco inicial onde eles estão demonstrando para toda a sociedade que agora eles estão comprometidos com os estudos e com a área da saúde, então isso é muito gratificante”.

SERVIÇO

A Uniplan fica na Rua Comandante Superior Manoel Pereira da Silva, n° 841 – Nossa Senhora da Penha (sediado no Colégio Imaculada Conceição)

Telefone para contato: (87) 3831-5640

WhatsApp: (87) 98171-1853

Instagram: @uniplanserratalhada

Clique aqui para acessar o site.

Comunidade estudantil da Uniplan comemorou com alegria o simbolismo do evento