Do R7

 

 

A China acelerou a aprovação para a construção de novas usinas de carvão este ano, informou o Greenpeace nesta quarta-feira (20), enquanto as autoridades tentam reduzir o risco de falta de energia.

A China é o maior emissor mundial dos gases de efeito estufa que causam o aquecimento global. O presidente Xi Jinping prometeu no ano passado eliminar gradualmente o uso de carvão a partir de 2026, como parte de um conjunto ambicioso de compromissos climáticos nacionais. Mas os ativistas temem que esses objetivos sejam ameaçados pelas ambições econômicas do governo.

No primeiro trimestre de 2022, os reguladores chineses aprovaram a criação de usinas a carvão com capacidade total de 8,63 gigawatts, segundo pesquisa do Greenpeace. Esse número representa quase metade de toda a capacidade de produção de carvão aprovada no ano passado, de acordo com defensores do meio ambiente.

Veja também:   Mulher morre após colidir moto em animal no Sertão do Pajeú

O consumo de eletricidade disparou neste verão, já que a China sofre com uma intensa onda de calor. A China depende do carvão para 60% de sua eletricidade e pediu às mineradoras que aumentem a capacidade em 300 milhões de toneladas este ano.