O secretário estadual de Agricultura, Ranilson Ramos, apresentou, nessa segunda-feira (5), na Alepe (Assembleia Legislativa de Pernambuco), uma breve análise sobre o grave quadro de estiagem que afeta vários municípios no estado e fez uma previsão catastrófica. Segundo ele, mais de 800 mil animais poderão morrer em Pernambuco por conta da seca, que já é considerada a maior dos últimos 30 anos. Ele falou em nome do Comitê de Combate à Seca do Estado, comissão a qual lidera.

Detalhando um relatório levantado sobre o fenômeno, Ranilson Ramos afirmou que espera que os projetos desenhados pelos Governos Estadual e Federal possam ser colocados em prática para minimizar a seca nas regiões afetadas e sinalizou que, fora isso, resta somente rezar para que a chuva caia.

O problema nisso tudo é que o próprio Ranilson usou de palanques durante o período eleitoral para anunciar a chegada de obras estruturadoras contra a estiagem e que, até agora, não deram certo. Entre elas, a Adutora do Pajeú e a distribuição de toneladas de milho para alimentar o gado dos produtores Sertão adentro. O milho está com um atraso de mais de cinco meses para municípios como Serra Talhada. E a Adutora está prevista, no mais tardar (e olhe lá) para janeiro.